sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

E se o tema do ENEM for sobre Saúde Mental? - Por Maísa Carla

Por Reddicas em 11/08/2020 às 20:26:08

O tema do ENEM sempre abrange um tema de ordem social, científica, cultural ou política. No entanto, todos os anos os estudantes inscritos no exame são obrigados a lidar com a angústia de não saber o tema que deverão dissertar, e alguns ainda arriscam palpitar o possível tema. Por esse motivo, trabalhar com eixos temáticos sempre aparenta ser a melhor opção, pois ajuda o estudante a enxergar o tema de um viés macro e, consequentemente, ampliar sua visão e palpites sobre o tema.

Nesse aspecto, o eixo temático Saúde mental abrange vários subtemas que caracterizam a mesma linha de pensamento, como a depressão no Brasil, o crescimento da ansiedade e os números alarmantes de suicídio no século vigente. Além disso, vale lembrar que transtorno mental abrange uma grande variedade de condições que afetam humor, raciocínio e comportamento. Os tipos mais comuns, além dos supracitados, são: transtorno bipolar, demência, esquizofrenia, transtorno obsessivo-compulsivo, autismo e estresse pós-traumático.

Tendo isso em mente, existem algumas possíveis teses que poderão ser utilizadas caso a sua dissertação seja sobre saúde mental ou algum tema que derive desse eixo, são elas:

1- A banalização das patologias mentais na atualidade: você pode argumentar sobre a questão do Tabu que ainda existe quando se fala sobre distúrbios psíquicos como a Depressão, Transtorno de Ansiedade e até patologias como Autismo e TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade); ainda nessa tese, é possível argumentar em cima da "pouca discussão" sobre esse tema, seja nas escolas ou na própria mídia.

2- A falta de acessibilidade na assistência psicológica no SUS: aqui, você pode argumentar sobre as dificuldades para se conseguir apoio e tratamento no Sistema Único de Saúde, seja por poucos profissionais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), seja por poucos pontos de apoio nas comunidades mais carentes. Além disso, você pode abordar sobre a ausência de propagandas que incentivem o tratamento dessas patologias. Como também, o alto medicamentoso o que corrobora com a ausência dessas drogas no SUS.

3- As possíveis causas desse número crescente de pessoas com Transtorno de Ansiedade, e com Depressão: argumente sobre as raízes do problema, dentre elas está a desigualdade social, que tem como consequência o desemprego. Além disso, se o tema restringir tais patologias aos jovens, você pode utilizar como causa a constante pressão que se estabelece sobre esse público, seja por exigências com estudo, vestibular, seja também com a necessidade de conciliar trabalho com estudos associado à ausência de lazer.

Bom, se você já tem as teses, entenda o repertório sociocultural que vai dar apoio à sua argumentação:

1- Holocausto Brasileiro: é um livro escrito por Daniela Arbex que retrata os maus-tratos da história do Hospital Colônia de Barbacena administrado pela FHEMIG através do depoimento de ex-funcionários e pessoas ligadas diretamente ao dia-a-dia do funcionamento do local. Conhecido como Manicômio de Barbacena, o local é conhecido por ter recebido por muitos anos homossexuais, alcoólatras, mães solteiras, mulheres que se recusavam a aceitar os homens escolhidos como maridos para elas, além disso, também recebia pessoas com autismo, ansiedade, depressão e ofereciam uma série de maus-tratos como forma de tratamento como isolamento e até choques elétricos.
Como utilizar na redação?
Enfatize que, nesse período, as pessoas que possuíam distúrbios psíquicos eram marginalizadas na sociedade, retiradas e isoladas nesse local. Por ser uma condição neurológica pouco conhecida, era tratada de forma incoerente e muitas vezes resultava em um agravamento dos casos. Associe também à realidade atual brasileira, a qual –embora os manicômios já são extintos – muitas vezes, ainda tratam de forma incoerente, com marginalização e tabu.

2- O alienista: é uma obra de Machado de Assis que retrata a história do Alienista – Simão Bacamarte, médico especializado em doenças mentais. Esse médico cria um manicômio na cidade chamado Casa Verde com o objetivo de auxiliar o seu estudo em psiquiatria. Posteriormente, muitos habitantes da cidade são internados pois Simão passa a enxergar "loucura" nas pessoas, simplesmente por fugirem do comportamento padrão para ele. Dentre os "loucos" encontraram-se depressivos, ansiosos e autistas. O desfecho da obra se dá com a internação do próprio Alienista.
Como utilizar na redação?
Você pode associar essa obra ao padrão de normalidade e loucura impostos pela sociedade, o qual é pejorativo e marginaliza, principalmente, os pacientes que sofrem de distúrbios psíquicos por não se encaixarem nos padrões preconceituosos da sociedade.

3- Efeito Werther: termo utilizado quando ocorre um aumento do número de suicídios depois de um caso divulgado. Esse termo foi assim determinado pois, após a divulgação da obra "Os sofrimentos do jovem Werther" de Johann Wolfgang Goethe, a qual retrata o suicídio do protagonista em virtude de uma decepção amorosa.
Como utilizar na redação?
Cite o Efeito Werther como um momento em que os números de suicídio cresceram, da mesma forma como aconteceu na divulgação da série da Netflix, 13 Reasons Why. Você também pode falar que o suicídio, ainda que a obra tenha sido publicada em 1774, é um impasse atual, que necessita ser tratado como um problema de saúde pública.

4- Byung-Chul-Han: é um filósofo sul-coreano que define a "Sociedade do Desempenho" como indivíduos que são pressionados - pelo modelo capitalista de produção- a apresentar um bom desempenho escolar, estético e principalmente social. O resultado de toda essa pressão, geralmente é sucumbir.

Byung-Chul-Han também afirma que "hoje o indivíduo se explora e acredita que isso é realização" e, "Vive-se com a angústia de não estar fazendo tudo o que poderia ser feito".
Como utilizar na redação?
Caso o tema esteja relacionado aos transtornos psíquicos nos jovens, você pode utilizar esse pensamento como um motivo para o constante crescimento dos casos com tais patologias.

Bom, agora você já tem as teses, possíveis argumentações e repertórios. Resta finalizar seu texto solucionando os problemas abordados. Então, a seguir, algumas propostas de intervenções:

1- Ampliar a discussão sobre esses temas, nas escolas e mídias sociais, a fim de diminuir o tabu existente e evitar uma marginalização social dos indivíduos acometidos por tais patologias.

2- Ampliar o campo de atendimento psicológico gratuito e de qualidade, bem como o incentivo à busca pelo tratamento. Além disso, oferecer medicamentos gratuitos e/ou barateamento de tais drogas.

3- Isenção fiscal às empresas que se preocupam com a saúde mental de seus funcionários, oferecendo terapia, relaxamento ou yoga.

Nos acompanhe no instagram, clicando nesse link.

Não deixem de compartilhar com seus amigos vestibulandos!

banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03
banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV