sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov tem tem - marco

E se o tema do ENEM for sobre Obesidade? - Por Maísa Carla

Descubra como fazer uma redação, modelo ENEM, sobre Obesidade!

Por Reddicas em 18/08/2020 às 20:17:28

De acordo com a pesquisa anual de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, dois a cada 10 brasileiros estão em condição de obesidade. Tal problemática, ainda que exista na sociedade há muitos anos, se mostra como um entrave atual e, assim, as chances de ser o tema da redação do ENEM esse ano não podem ser descartadas.

A obesidade é considerada uma doença e está associada a diversas complicações, como doenças coronarianas (infarto) e AVC, diversos tipos de cânceres, diabetes, hipertensão, problemas articulares, apneia do sono, depressão, entre outros. Dessa forma, o tema da sua redação pode estar relacionado às consequências patológicas da obesidade, como também pode estar restringindo um grupo etário específico (crianças, adultos ou idosos), como por exemplo: "Os desafios para combater à obesidade entre os jovens no Brasil. "

É imprescindível atentar-se às palavras-chaves do tema pois, normalmente, direcionam o aluno sobre o que argumentar. Nesse exemplo acima, a dissertação deve apresentar quais são os desafios para combater, a causa dos desafios e, certamente, como atravessar os desafios e de fato combater a obesidade.

Tendo isso em mente, existem algumas teses que podem ser utilizadas no eixo OBESIDADE, mas lembre-se: se o tema restringir a faixa etária, existem teses que lidarão diretamente com o tema.

1- A mídia como um fator decisivo na adoção de maus hábitos alimentares- a sua argumentação deve ser em cima da ausência de políticas que restrinjam propagandas de fast-food ou industrializados em horários que crianças normalmente estejam assistindo a Tv, como também em redes sociais e aplicativos que possuem um público infantil muito grande. ATENÇÃO: nunca sugira uma proibição de propagadas, pois caracteriza-se como censura.

2- Não existe estímulos, da parte do Governo, à prática de exercícios físicos- nesse caso, argumente que, embora a matéria de educação física seja exigida na grade das escolas, não é suficiente e eficaz para outros públicos, como por exemplo, adultos e idosos. Ainda, exponha que os índices de sedentarismo crescem em adultos empregados, e principalmente entre os que trabalham sentados. Dessa forma, a associação à mídia é um fator importante e decisivo, pois o Governo deve investir em propagandas e campanhas que estimulem à prática de exercícios físicos, bem como em mais praças públicas que possuam academias, e abriguem atividades coletivas, como zumba e circuitos funcionais.

3- Compulsão alimentar- cerca de 4,7% da população brasileira possui algum transtorno alimentar, dentre eles, a compulsão alimentar é a mais comum. Associe a compulsão alimentar como um dos desafios para combater a obesidade, afinal, não adianta combater a obesidade sem tratar as causas.

4- No caso dos jovens, cabe falar sobre as dificuldades de permanecer em uma dieta pois constantemente somos bombardeados com propagandas sofisticadas de industrializados e fast-foods. Além disso, algumas dietas influenciam diretamente o humor dos indivíduos, desmotivando-os a continuar.

Como repertório sociocultural, elemento exigido pela competência 2 na sua redação:

1- Muito além do peso: é um documentário que abre debate sobre a qualidade da alimentação das nossas crianças e os efeitos da comunicação mercadológica de alimentos dirigida a elas. Além disso discute por que 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deviam. As respostas envolvem a indústria, a publicidade, o governo e a sociedade de modo geral. Com histórias reais e alarmantes, o filme promove uma discussão sobre a obesidade infantil no Brasil e no mundo.

Como usar na redação?
Caso o tema esteja relacionado a obesidade infantil, você pode utilizar esse documentário afirmando a necessidade de abrir o debate sobre esse tema, de reaver a educação alimentar das crianças e principalmente sobre a influência das propagandas sobre o paladar infantil.

2- Fonte de Juventude: também é um documentário que propõe um diálogo sobre ambiente alimentar, sobre a letalidade da obesidade. Além disso, o documentário traz a proposta de uma plataforma de conscientização a partir da mostra da biodiversidade como resposta para superar a má nutrição no país.

Como usar na redação?

Utilize ao falar sobre a necessidade de conscientizar a população sobre os efeitos da obesidade, as múltiplas doenças que são resultados dessa.

3- A Dieta do palhaço: é um documentário estadunidense de 2004, escrito, produzido, dirigido e protagonizado por Morgan Spurlock, um cineasta independente dos Estados Unidos da América. No filme, Spurlock segue uma dieta de 30 dias (fevereiro de 2003) durante os quais sobrevive em sua totalidade com a alimentação e a compra de artigos exclusivamente do McDonald"s. O filme documenta os efeitos que tem este estilo de vida na saúde física e psicológica, e explora a influência das indústrias da comida rápida. Durante a gravação, Spurlock comia nos restaurantes McDonald"s três vezes ao dia, chegando a consumir em média 5.000 kcal (o equivalente de 6,26 Big Macs) por dia durante o experimento. Antes do início deste experimento, Spurlock, comia uma dieta variada. Era saudável e magro, e media 1,88 m de altura com um peso de 84,1 kg. Depois de trinta dias, obteve um ganho de 11,1 kg, uns 13% de aumento da massa corporal deixando seu índice de massa corporal em 23,2 (dentro da faixa "saudável" 19-25) a 27 ("sobrepeso"). Também experimentou mudanças de humor, disfunção sexual, e dano ao fígado. Spurlock precisou quatorze meses para perder o peso que havia ganho.

Como usar na redação?

Esse documentário pode ser usado de diversas maneiras, dentre elas está a ideia de que uma má alimentação influencia diretamente na saúde física e psicológica, bem como a ideia de que a indústria alimentícia impõe pressão mercadológica e induz a população ao consumo.

4- Sugar X Fat: Para comparar a eficácia de duas das principais dietas da moda, os irmãos gêmeos britânicos Alexander e Chris Van Tulleken – que também são médicos - decidiram viver na pele as provações e os desafios de cardápios extremamente restritivos.

Como usar na redação?

Utilize esse documentário se a ideia é argumentar sobre a influência do açúcar e gordura no humor e na saúde física dos seres humanos.

5- Indústria Cultural: é um termo difundido por Theodor Adorno e Max Horkheimer para designar a indústria da diversão vulgar, veiculada pelos meios de comunicação que levaria à homogeneização dos comportamentos, à massificação das pessoas.

Como usar na redação?

Na ideia da tese 1, cabe citar a Indústria cultural pois até hoje existe uma influência muito grande da mídia sobre o comportamento da população, com isso as propagandas de Tv e em redes sociais acabam unificando os desejos alimentícios de quem consome tais meios de comunicação, dessa forma ocorre a homogeneização.

6- Artigo 37 (Código de Defesa do Consumidor) - É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.
§ 2º É abusiva, dentre outras a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança.

Como usar na redação?

Se o tema estiver relacionado a obesidade infantil, a utilização desse artigo torna-se viável, pois, dentro da tese 1 – tendo as propagandas como um dos principais incentivos à má alimentação – a propaganda abusiva é considerada crime.

7- Artigo 227 (Constituição Federal) - É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Como usar na redação?

Esse artigo distribui a responsabilidade de uma boa alimentação das crianças ao Estado, sociedade e família. Você pode utilizar esse artigo e argumentar que ainda que existam 3 entidades envolvidos nessa tarefa, ainda existe um número muito grande de crianças e adolescentes em estado de obesidade, isso revela uma falha nesse tripé.

Por fim, a competência 5 exige uma necessidade de propor intervenção aos problemas citados. Juntamente às teses algumas propostas já foram citadas, isso com o intuito de enfatizar aos estudantes que a proposta deve estar diretamente relacionada à tese. Você deve solucionar o problema que apresentou na introdução, apresentando os 5 elementos necessários.
1- AÇÃO: o que deve ser feito para solucionar tal problema?
2- AGENTE: quem vai executar a ação?
3- MEIO: como vai ser executada?
4- EFEITO: para que aquela ação vai ser executada?
5- DETALHAMENTO: uma informação adicional em qualquer elemento acima citado.

Conhece alguma solução ainda não citada? Interaja conosco através do Instagram do projeto @reddicas.

banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03
banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV