sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

Você é o modelo para seus filhos

O papel dos pais no desenvolvimento cognitivo, emocional, social e moral

Por Alessandro Queiroz em 27/04/2023 às 08:35:08

Estilos parentais de Diana Baumrind (1971)

Desde o momento em que nascemos, nossos pais são nossos primeiros professores e guias, moldando nossos comportamentos e desenvolvimento. Um estudo conduzido por Baumrind (1971) aponta que a influência dos pais é fundamental no desenvolvimento cognitivo, emocional, social e moral de seus filhos. Eles são capazes de estimular a curiosidade, imaginação e desenvolvimento cognitivo dos filhos, além de ensinar-lhes habilidades básicas, como ler, escrever e resolver problemas.

Os pais também têm um papel importante na introdução de seus filhos no mundo social, ajudando-os a desenvolver habilidades sociais como compartilhar, respeitar e se comunicar com os outros. Quando fornecem um ambiente socialmente rico e positivo, ajudam as crianças a se relacionar de maneira saudável e construtiva com outras pessoas.

Além disso, os pais ensinam a seus filhos a lidar com emoções como alegria, tristeza, raiva e frustração, sendo os primeiros a dar exemplos de como lidar com situações estressantes. Quando fornecem um ambiente emocionalmente seguro e estável, ajudam as crianças a desenvolver a capacidade de lidar com o estresse e as adversidades da vida.

Por fim, os pais também desempenham um papel importante no desenvolvimento moral de seus filhos, ensinando-lhes a diferença entre certo e errado e incentivando-os a desenvolver um senso de responsabilidade e empatia pelos outros. Quando fornecem um ambiente moralmente saudável, ajudam as crianças a tomar decisões éticas e morais em suas vidas.

Assim, é crucial que os pais estejam presentes e engajados na vida de seus filhos, apoiando-os e guiando-os em sua jornada para a idade adulta. Ao serem aliados de seus filhos, os pais podem ajudá-los a enfrentar os desafios da vida e alcançar todo o seu potencial.

Referência bibliográfica:

Baumrind, D. (1971). Current patterns of parental authority. Developmental Psychology, 4(1), 1

Na verdade, o foco desse post não é sobre Estilos Parentais ou desenvolvimento infantil, mas sim, sobre tecnologia!

Mais especificamente sobre INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.

Esse artigo acima foi escrito com a ajuda do ChatGPT, a inteligência artificial da empresa OpenAI, que foi comprada há pouco tempo pela Microsoft (a maior e mais antiga empresa de tecnologia do mundo - "Há controvérsias").

Enfim, com isso, quero provocar uma reflexão de como poderá ser nosso mundo daqui pra frente.

A inteligência artificial vai superar a inteligência humana (biologicamente falando)? A inteligência artificial será integrada aos humanos a tal ponto que não fará diferença discutir a diferença entre elas?

Não tenho respostas ainda.

Mas uma coisa eu garanto, estamos vivendo momentos de mudanças muito drásticas na nossa sociedade e nas dinâmicas existentes.

E para termos sucesso no meio dessa "desordem" ou "caos", nós, seres humanos teremos de colocar uma de nossas maiores competências para funcionar, a habilidade de ADAPTAÇÃO.

A capacidade de adaptação é crucial para a sobrevivência e evolução das espécies, incluindo os seres humanos. Darwin, o icônico, introduziu para a ciência que a seleção natural favorece os indivíduos mais aptos e adaptáveis, que têm maior probabilidade de sobreviver e passar seus genes para a próxima geração.

Isso ainda continua sendo verdade nos dias de hoje. Portanto, para ter sucesso em ambientes desafiadores ou caóticos, é fundamental que os seres humanos seu maior diferencial como espécie, a habilidade de adaptação para se ajustar às novas circunstâncias e encontrar soluções criativas para os problemas que enfrentamos.

Temos de trocar a RESISTÊNCIA pela RESILIÊNCIA em nossas mentes, com parcimônia, equilíbrio e muito diálogo, pois nessa transição de mundo iremos nos deparar com diversos dilemas morais e filosóficos.

Esse aqui é um desses dilemas que iremos enfrentar.

Fica a reflexão.

banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03
banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV