sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

Autocobrança - Por Gabriela Pachioni

Por Gabi Pachioni em 27/07/2020 às 12:34:49

Foto: Reprodução

"Não sei o que esperar, e nem me importo.

Estou indo.

Quero mesmo é gostar de mim no balanço do fim do dia.

Preciso acontecer."

Martha Medeiros

Caros leitores, hoje estou escrevendo muito mais para mim do que para vocês. Essa semana está sendo bem atípica, tenho pensado bastante nas coisas que considero essenciais para mim, nas coisas que me fazem feliz, nas coisas que realmente me movem. Já se sentiram exaustos por pensarem tanto em produtividade? Sempre me cobrei muito, sempre exigi uma perfeição em tudo aquilo que faço, sempre quis mudar a minha perspectiva e alcançar todas as metas que tracei pra mim. Todavia, viver pensando no futuro, impede que eu viva meu presente e saboreie as pequenas coisas da vida.

Já tem um tempo que venho me cobrando demais para alcançar certo grau de dedicação, utilidade e comprometimento. Mas, até onde toda essa cobrança vale minha saúde mental? Autocobrança é aquela vozinha no seu interior que vive dizendo que você poderia ter feito mais, que você não trabalhou da melhor maneira e que esses resultados não são aquilo que você espera.

Para falar com vocês sobre liberdade, escolhas, aceitação é preciso trazer a reflexão sobre os impactos da autocobrança na saúde mental. Se auto cobrar diz muito sobre sua jornada e experiências de vida, é algo particular, único e individual. Esse recurso que cada um cria para atender às próprias expectativas, traz sentimento de prazer, motivação e satisfação, no entanto, as consequências para toda essa pressão podem ser brutais para um bem estar psíquico, dentre eles o surgimento de transtornos alimentares, ansiedade, depressão e disfunções sexuais.

A autocobrança excessiva pode aparecer em vários âmbitos da nossa vida, podemos nos auto cobrar em questões estéticas, intelectuais e físicas. É necessário silenciar nossa mente, coração e alma, entender que vai ficar tudo bem, nesse momento o que precisamos é de autocuidado, paz e harmonia interior.

Aprenda a respeitar seu tempo, olhe para si com generosidade, amor, carinho. Aprecie suas pequenas conquistas, desfrute dos seus momentos de lazer sem pensar que aquele tempo que você está dedicando para ler um livro, ir á uma praia, para conversar com seus familiares é um tempo perdido, pois, a única certeza que temos é o agora, o hoje, o instante.

E que no fim do dia, a certeza que tenhamos é a de que a vida foi vivida e que amar a si mesmo é o principal para viver essa vida feliz.


banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03
banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV