sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

Coronel Wellington Bittencourt completa 100 dias à frente da PM de Alagoas

Por Redação em 30/04/2021 às 16:05:48

Nesta semana o atual Comando-Geral da Polícia Militar de Alagoas completou 100 à frente da Corporação. Desde o dia 13 de janeiro a Instituição, que completou 139 anos de fundação em 2021, é conduzida pelo comandante-geral coronel Wellington Bittencourt e seu subcomandante, coronel Thúlio Emery.

O coronel Bittencourt é o segundo oficial a alcançar o maior cargo da Instituição depois de ter frequentado o Curso de Formação de Oficiais (CFO) no Estado de Alagoas. Antes dele e de seu antecessor, coronel Marcos Sampaio Lima, os demais comandantes concluíram o curso em outras unidades federativas.

Neste recorte temporal, e apesar do contexto da pandemia da Covid-19, o oficial superior cumpriu extensa agenda institucional.

“Somos muito gratos pela missão que, cremos, foi a nós confiada por Deus. Nossos esforços têm se concentrado, e assim pretendemos seguir: com muito trabalho, sempre valorizando nossos militares. É uma honra e uma responsabilidade imensas conduzir esses homens e mulheres que têm contribuído de forma decisiva na redução da criminalidade e na promoção do bem-estar da população e da paz social”, comentou o coronel Bittencourt.

Operações

O comandante-geral tem sido presença constante junto à tropa nas operações por todo o estado, sejam elas integradas pela Secretaria de Segurança Pública (SPP), nas ações de policiamento e de fiscalização de cumprimento dos decretos estaduais para conter a Covid-19 (Fase Amarela, em março e Fase Vermelha desde a segunda quinzena de março).

Reuniões e visitas

Entre as principais reuniões que marcaram o início da gestão estão o primeiro encontro com o Alto Comando da Instituição e, no dia 22 de janeiro, uma reunião do Alto Comando junto ao governador Renan Filho e ao secretário de segurança, Alfredo Gaspar, para apresentar os projetos estruturantes da Corporação previstos para o ano de 2021.

30 04 2021 altocomando 

Entre janeiro e abril, o coronel Bittencourt reuniu-se ainda com o Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg); com os comandos das Forças Armadas em Alagoas (Marinha, Aeronáutica e Exército); com as associações que representam militares da ativa e da reserva das mais diversas graduações e patentes; Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas; entre outros órgãos.

No dia 29 de março foi promovido um encontro com representações de movimentos sociais. Marcaram presença a secretária de Estado de Prevenção à Violência, Esvalda Bittencourt; o presidente do Grupo Gay de Maceió, Messias Mendonça; além de representantes da Aliança Nacional LGBTQI+, da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos do Estado, do Movimento dos Povos das Lagoas, da ONG Afrodite, do Movimento LGBT de Alagoas, do Centro de Acolhimento Ezequias Rocha Rego, entre outros.

O comandante-geral visitou ainda unidades e setores da PM conversando com comandantes e tropa a exemplo da sede da 2ª Seção do Estado-Maior Geral (Serviço de Inteligência) e do Centro de Assistência Social (CAS).

Eventos

Em decorrência do período pandêmico, as ações neste período têm atentado para medidas sanitárias como uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura, distanciamento e restrição de participantes. O primeiro evento marcante ocorreu dias após a ascensão ao Comando-Geral: a formatura de 49 novos aspirantes a oficial. No dia 29 de janeiro, após mais de três anos e mais de 100 disciplinas teóricas e práticas, a PM entregou a sua 22ª turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO).  

No mês de fevereiro, no dia 02, a PM celebrou seus 189 anos (a data de fundação oficial é 03 de fevereiro). O evento, que contou com pequena representação e público restrito, foi marcada por promoções e outorgas de medalhas. No mesmo dia, o Governo do Estado entregou 34 viaturas blindadas, 1.700 pistolas Glock, 55 fuzis 556 e 75 espingardas Benelli, que foram adquiridas com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública (Funesp). Ao invés dos tradicionais pelotões formados e desfile da tropa, viaturas representaram seus respectivos batalhões.   

Durante o Carnaval, apesar da suspensão das programações festivas, as equipes da PM estavam nas ruas no serviço ordinário e no reforço do policiamento para evitar aglomerações e ilícitos. No domingo de Carnaval (14 de fevereiro) a passagem dos 85 anos do Bloco Vulcão foi longe da avenida com grande público, mas o tradicional bloco formado pelos músicos do Centro Musical não deixou de entrar em erupção. Com muito frevo e axé, uma live foi transmitida pelo Canal Acta Oficial, no Youtube, direto do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, no Centro de Maceió.

14 02 2021 live blocovulcao 4 

Já o Dia da Mulher foi marcado por um evento virtual, que aconteceu de forma remota no dia 08 de março para uma representante de cada unidade da Corporação. Por meio de sua Assessoria de Comunicação e da Banda de Música, a instituição prestou homenagens a todas as mulheres alagoanas, em especial, às que integram as suas fileiras.

Antes do evento on-line, a Polícia Militar também promoveu uma homenagem especial com a entrega do diploma de Honra ao Mérito Ten Cel Cláudia Falcão Bastos à capitã Danilva Cláudia, comandante da 3ª CPM/I; à soldado Nathália dos Santos, do Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd) e às duas alunas, hoje soldados, Simone Mendes e Silvânia Mendes, ambas integrantes do povo indígena da tribo Xucuru-Kariri, de Palmeira dos Índios.

Outra data compreendida neste intervalo foi a primeira celebração do Dia do Veterano, após sanção da Lei nº 8.276 – que institui o dia 13 de março como data para comemorar e reconhecer os inativos da PM. No 12 de março, uma formatura realizada da Academia  de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM) marcou as celebrações alusivas à data. Na ocasião, o comandante-geral entregou certificados de reconhecimento a oficiais e praças da Reserva Remunerada e, em nome deles, homenageou a todos os demais que contribuíram com a história da Polícia em Alagoas quando ativos.  

Neste período a tropa começou a ser vacinada contra o coronavírus na Capital e no interior e uma solenidade no Palácio República dos Palmares marcou simbolicamente o início da vacinação, no dia 05 de abril. No dia 22 do mesmo mês, a PM recebeu 37 novas viaturas, todas elas blindadas do tipo 4x4, modelo Trail Blazer. A entrega ocorreu na APMSAM. 

No dia seguinte, a PM de Alagoas celebrou a Missa em homenagem ao seu padroeiro, São Jorge, na Capela localizada no prédio anexo ao Quartel do Comando-Geral (QCG), no Centro de Maceió. A celebração foi transmitida ao vivo pela internet.

“100 dias são um breve momento dentro de 189 anos de importantes serviços prestados pela tropa à sociedade alagoana. Mas acreditamos que seguiremos reforçando nossa identidade e elevando o nome de nossa Corporação. Vamos atuar no presente com dedicação, avançando por uma Alagoas melhor, contribuindo para um futuro valoroso para a Instituição”, finalizou o comandante-geral.

27 02 2021 operacao 8

Fonte: pmal

Tags:   Manchete
Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV