sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

PrEP: método de prevenção do HIV reduziu em 11% as infecções no Brasil

Em 40 anos da epidemia de HIV, mais de 40 milhões de pessoas faleceram por causa da doença provocada pelo vírus, a Síndrome da Imunodeficiência Humana (AIDS).

Por Adeilson em 05/12/2023 às 02:54:49
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Leia mais:

Os desafios

Apesar dos resultados positivos do uso da PrEP, um número significativo de pacientes abandona o tratamento. Isso ocorre porque ele exige a administração diária dos comprimidos. Esquecer de tomar o remédio regularmente pode comprometer os níveis de proteção e deixar a pessoa exposta à infecção. Conforme dados do Ministério da Saúde, a taxa de descontinuidade da terapia é de 29%.

No entanto, já existe uma opção de tratamento alternativa. O cabotegravir pode ser injetado a cada dois meses e mostrou-se mais eficaz que os comprimidos. O novo fármaco foi aprovado em julho pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Investigações para a cura do HIV

Apesar dos avanços nos tratamentos e estratégias de prevenção, como a PrEP, a busca por uma vacina enfrenta obstáculos, principalmente devido à rápida mutação do HIV. Projetos recentes, incluindo uma vacina da Janssen, mostraram-se ineficazes.

A vacina que chegou mais perto do ideal, desenvolvida na Tailândia, conferiu uma proteção de 32%, o que ainda é muito baixo. Do ponto de vista da saúde coletiva, não há praticidade em adotar uma vacina com esse nível de proteção.

Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan e infectologista

Porém, ainda há esperanças. Uma iniciativa que reúne especialistas de 16 instituições de todo o mundo e da qual Esper Kallás faz parte, está investigando a cura do HIV. O consórcio HOPE (Controle do HIV por Epigenética Programada, em português) usa como base a estratégia de “bloquear, prender e retirar”, ou seja, silenciar a expressão do vírus dentro das células, removendo o HIV definitivamente do corpo.

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV