sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

Troque a tela por um livro!

Leia para seu filho desde a barriga

Por Alessandro Queiroz em 19/04/2023 às 18:19:23

Julia e seu gato Nicolau

"ESCREVA! ESCREVA, NÃO TENHA MEDO!"

Essa é a mensagem principal da Júlia Gomes Silva Barros, do 6º ano da Maple Bear Maceió, que acabou de publicar seu primeiro livro: "ESPELHO, ESPELHO MEU" (editora cab | Site editora Cab)

Reportagem completa

Em breve trarei uma entrevista exclusiva com a Julia para inspirar novos escritores infantis.

Mas hoje quero falar um pouco mais sobre como pode incentivar nossos filhos a serem escritores, mas também serem bons leitores e apaixonados pelo mundo dos livros.

Ser um escritor é uma arte, um feito, uma realização extraordinária que permite inspirar as pessoas através das suas ideias e palavras.

Pra ser um bom escritor, a gente tem que passar por alguns passos (estímulos) importantes durante toda a vida, mas em especial na primeira infância (de 0 a 6 anos de idade). São eles:

1. Ouvir (Escutar ativamente)

2. Compreender (Ser curioso e humilde pra perguntar)

3. Falar (Assertividade e Empatia com as palavras)

4. Ler (Ampliar e diversificar a leitura)

5. Escrever (Exercitar diferentes formas textuais)

Esse é um resumo bem breve de um processo longo e complexo que começa lá quando nossas crianças ainda são bebês. Sim! Bebês!

Desde os primeiros dias de vida de uma criança os estímulos que damos a elas irão contribuir para a formação da criança como um bom ser humano e também para ser um escritor. Todo estímulo conta positivamente, etapa por etapa, peça por peça nesse desenvolvimento.

E para cada uma dessas etapas, nós, pais podemos ativar ainda mais o máximo potencial dos nossos filhos.

Como?

1. OUVIR - Você conta histórias para seu filho? Você lê livros para seu filho? Você escuta diversos tipos de música com seu filho?

Essas são formas fáceis dentro do nosso cotidianos em que podemos explorar o "Ouvir" das crianças!


2. COMPREENDER - Às vezes as perguntas dos nossos filhos são incessantes e repetitivas, né? Cansa, eu sei! Mas lembrem-se que eles estão explorando essa habilidade de compreensão super importante. Lembrem-se, tudo é novo para eles. Nada é óbvio como parecer ser para nós. Tente ser didático, usar palavras que eles entendam e ser sucinto nas explicações a eles.


3. FALAR - Seu filho está fantasiando, inventando suas próprias estórias, e não mentindo (claro que há ressalvas aqui, e precisamos ter discernimento). Mas na primeira infância deixe-os livre para falar e contar as coisas deles por mais que pareçam absurdas e mentirosas, eles estão explorando essa habilidade criativa tão fundamental. Ahhhh, dê atenção plena às falas deles, se conecte nos contos fantasiosos, não vá podar ou cortar a narrativa deles.


4. LER - O gosto pela leitura não aparece do nada! É um processo longo que exige de nós, adultos, muito esforço e dedicação. Leia para os seus filhos desde a barriga da gestação. Leia para eles E com eles. Leia perto deles. Espalhe livros pela casa e deixe-os folhear, tocar e matar a curiosidade.

"Menino, vai amassar o livro" - esse tipo de fala tão comum pode distanciar as crianças dos livros pra sempre.

E se amassar? Ensina como utilizar o livro adequadamente. E um amassado ou outro não vai ser relevante para o tanto de benefício que eles terão sendo íntimos dos livros, eles estão aprendendo!

Troque a tela pelo livro!

Não esqueçam dessa regra de ouro. Crianças até 2 anos não podem ter acesso a nenhum tipo de tela (Tv, celular, tablet, nada!). Essa é uma recomendação estrita da SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA.

Além disso, para crianças acima de 2 anos recomenda-se acesso limitado a telas. As sociedades de pediatria indicam no máximo 1 hora por dia.

É difícil, eu sei, também sou pai!

Mas não queremos que eles sejam bem desenvolvidos, tenham sucesso ou até sejam escritores no futuro? Então, temos de renunciar algumas coisas em prol de um benefício futuro para nossos filhos.

São escolhas. Depois não fale que não sabe onde algo pode ter dado errado. Você é o adulto e as escolhas devem ser responsáveis e maduras.


5. ESCREVER - NÃO ANTECIPE A "ALFABETIZAÇÃO" do seu filho. Não precisa ter pressa!

Fazer desenhos com seus filhos ajuda mais pra frente no desenvolvimento da escrita, brincar de massinha ajuda no desenvolvimento dos músculos das mãos dele para mais pra frente ele ter habilidade de segurar um lápis, por exemplo. Pintar e se sujar faz parte do desenvolvimento.

Inclusive, indo mais longe, deixar ele subir nas coisas, agarrar, escalar as paredes de casa, isso tudo ajuda também na escrita mais pra frente.

E quando você menos espera. PLIM! Eles estão eacrevendo. Sem pressão!


O desenvolvimento infantil é lindo demais e tudo está conectado. Cada partezinha desse processo é importante, mas se concentrarmos nossas energias em deixar as crianças serem crianças, já temos um caminho de sucesso!


LEIA PARA SEUS FILHOS!

banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03
banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV