sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

CBTU aciona Justiça por prejuízos causados pela Braskem em Maceió

Companhia quer colocar na conta da mineradora a construção de anel ferroviário na capital alagoana

Por Redação em 25/10/2021 às 08:35:54

O desastre ambiental provocado pela Braskem em quatro bairros da capital não destruiu a vida apenas de 40 mil famílias das áreas afetas. Por conta da suspensão da linha de trem que passava em Bebedouro e Mutange, milhares de trabalhadores que vinham de Rio Largo para Maceió estão sofrendo financeira e fisicamente. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) que opera o sistema ainda não somou os prejuízos. Mas vai colocar na conta da mineradora a construção do anel ferroviário que vai sair do Centro até Rio Largo passando pelos três shoppings, Hospital Metropolitano, Ufal e o Aeroporto Zumbi dos Palmares. Para isso ação na Justiça foi impetrada para assegurar a realização da obra.

Segundo o superintendente Carlos Jorge a compensação incluirá ainda os custos com o projeto e a consequente execução já que os cofres da empresa foram duramente afetados com a queda no movimento de aproximadamente 8 mil usuários por dia. E que mesmo a cobertura de alguns gastos que incluem até um ônibus circular os prejuízos existem.

"Em relação ao projeto de anel ferroviário, a CBTU ajuizou ação na Justiça Federal contra a Braskem para que a Mineradora assuma a reparação de danos à CBTU apresentando um estudo (e assumindo a execução posteriormente) para o desenvolvimento de um projeto de um anel ferroviário saindo do Centro até Rio Largo, passando pelos três shoppings, Hospital Metropolitano, UFAL e Aeroporto Zumbi dos Palmares", revelou Carlos.

O valor total ou estimado da obra não foi revelado. Ele disse ainda que o projeto de expansão do Centro ao Maceió Shopping está pronto e em fase de levantamento e desapropriações, bem como procedimentos licitatórios e a liberação orçamentária. Conforme explicou tudo isso está no horizonte da empresa que é conhecida por oferecer um serviço de qualidade, conforto, segurança e com preço acessível.

"O prejuízo para a CBTU é incalculável porque transportamos vidas e nossos usuários estão na faixa de renda dos mais carentes. Além do nosso transporte ser de qualidade com uma tarifa acessível", lembrou o superintendente.

O esforço da empresa desde que o problema nas regiões afetadas se tornou uma realidade com a interrupção da linha é para continuar atendendo o usuário. Em abril do próximo ano completam dois anos de funcionamento de um arranjo de transporte que inclui ônibus e o aumento do tempo das viagens por conta de um problema que a empresa não foi a responsável, mas sim vítima.

" Mesmo a Mineradora arcando com a baldeação, feita por um ônibus circular, o percurso aumentou em 50 minutos entre o Centro até a estação Gustavo Paiva em Rio Largo. Há também o desgaste e incômodo para os passageiros com a necessidade de descer do VLT, caminhar alguns metros, pegar o ônibus e depois novamente subir no trem, fato que retira totalmente a acessibilidade ao nosso transporte, complicando ainda mais a vida da população", completou Carlos.

O trâmite do processo judicial que pode dar um alívio no futuro a CBTU é lento. Não há prazo para julgamento e entendimento com a empresa. No momento apenas a certeza de que o pleito é justo e além de beneficiar a empresa quando sair do papel a população. A interligação da cidade por linha férrea como ocorre em outras capitais é um desejo antigo que agora foi momentaneamente interrompido.

Para a empresa não há dúvidas que a oferta de melhor transporte e acesso a ele são fatores decisivos para o desenvolvimento da cidade. Isto porque a possibilidade de garantir deslocamento sem interferir no trânsito garantir um fluxo maior de mão de obra para vários segmentos comerciais. Além de valorização de muitas áreas residenciais por onde o transporte irá circular.

Vale lembrar, também, que o próprio processo de construção também terá influência positiva na economia por conta da contratação de trabalhadores da capital e também de Rio Largo. Por isso, o trabalho de articulação da CBTU não pode ocorrer de forma isolada da atuação política da bancada alagoana já que os benefícios para a economia serão fundamentais para o futuro da cidade.

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV