sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

Especialista alerta que "visitas a idosos devem ser limitadas ao essencial"

Por Redação em 22/03/2020 às 06:57:31
Flavio Corvello

Flavio Corvello

Os idosos fazem parte do grupo de risco para a covid-19, doença causada pelo novo coronavĂ­rus SARS-COV-2. Para protegĂȘ-los a melhor medida é o isolamento social.

O Ministério da SaĂșde recomenda que mesmo aqueles que estão sem sintomas fiquem em casa. Entretando, alguns precisam de outros cuidados de saĂșde e, frequentemente, são visitados por seus filhos e netos.

"Visitas aos familiares mais idosos devem ser evitadas o mĂĄximo possĂ­vel, e limitadas ao essencial, como levar ao médico e fazer compras no mercado. Mas o ideal é que alguém faça isso por eles", aconselha o geriatra Renato Bandeira de Mello, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Quando a visita for fundamental, manter a higiene das mãos e de superfĂ­cies que são tocadas com frequĂȘncia, como por exemplo as de mesas, bancadas e, principalmente, maçanetas. "Sempre que elas forem tocadas, o ideal é passar ĂĄlcool 70%", afirma Bandeira.

Se a saĂ­da de casa também for inevitĂĄvel, para ir ao mercado, por exemplo, os cuidados de limpeza devem ser reforçados.

"Higiene é a palavra. E não devem passar a mão no rosto de forma alguma. Enquanto estiverem fazendo compras, devem passar ĂĄlcool gel na barra do carrinho. Depois de guardar as compras em casa, lavar as mãos de novo", aconselha.

De acordo com ele, o contato com crianças e adolescentes também deve ser evitado.

"Cerca de 85% das pessoas que tĂȘm o vĂ­rus não serão diagnosticadas porque tĂȘm sintomas leves. Crianças e adolescentes tĂȘm poucos ou nenhum sintoma, então não são diagnosticadas, mas fazem o vĂ­rus circular da mesma maneira", observa.


"É claro que tem idosos que vivem com famĂ­lias grandes, então eles devem guardar distância de pelo menos dois metros do idoso", acrescenta. "Devem evitar aperto de mão, abraços e beijos".

O especialista destaca que as pessoas acima dos 60 anos não precisam usar mĂĄscara, a não ser que estejam com algum sintoma respiratório. "Somente nesse caso, o uso da mĂĄscara deve ser constante", destaca.

O geriatra chama a atenção para essa necessidade no caso de idosos que apresentam sintomas respiratórios e precisam de cuidadores. "AĂ­, ambos precisam usar a mĂĄscara".

"Se for o cuidador que apresentar sinais, o ideal é ser deslocado da função. Se é alguém da famĂ­lia que cuida, o idoso deve ser levado para a casa de outro filho". orienta Bandeira.

Dentre as orientações do Ministério da SaĂșde para evitar a disseminação do novo coronavĂ­rus, estĂĄ a de que os médicos deem receitas de medicamentos com um prazo de validade maior.

"A prefeitura de Porto Alegre fez uma portaria aumentando a validade da receita para um ano e as receitas de medicamentos controlados valerão por seis meses. Além disso, irão fornecer quantidades maiores para que eles não precisem ir às farmĂĄcias", exemplifica o geriatra.

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, por sua vez, recomenda que visitas a idosos que estão em Instituições de Longa PermanĂȘncia (ILIPIS) sejam suspensas, exceto em casos excepcionais, e atividades em grupo sejam evitadas.

Fonte: R7

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

ComentĂĄrios

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV