sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

Neuropsicóloga alerta sobre as marcas invisĂ­veis do bullying

Escolas tĂȘm papel fundamental em ações para combater essa prĂĄtica

Por Redação em 23/03/2024 às 11:32:46
Foto: assessoria

Foto: assessoria

O bullying representa mais do que simples provocações infanto-juvenis. Ele é uma forma de violĂȘncia psicológica que deixa cicatrizes profundas na mente e na alma das vítimas, especialmente, no ambiente escolar. Esse tipo de experiĂȘncia impacta o desenvolvimento cognitivo e emocional dos jovens, prejudicando até mesmo o convívio familiar e apresentando reflexos na vida adulta

A neuropsicóloga Fernanda Barreto avalia que o bullying na infância e adolescĂȘncia é uma forma de violĂȘncia, muitas vezes sutil e intencional, que termina gerando com o tempo um adoecimento mental significativo. "O bullying é o silĂȘncio que destrói", afirmou. "As vítimas frequentemente enfrentam um aumento do estresse crônico, ansiedade, depressão e baixa autoestima, que podem persistir ao longo da vida adulta", disse.

Fernanda destaca que os efeitos dos ataques não se limitam apenas ao período escolar, mas tĂȘm ramificações que ecoam na vida adulta e que precisam muitas vezes de um acompanhamento profissional. "Adultos que foram vítimas de bullying na infância muitas vezes carregam consigo as marcas invisíveis desse trauma, refletidas em dificuldades de confiança, relacionamentos interpessoais e até mesmo desempenho profissional", observou.

TRABALHO EM CONJUNTO

A neuropsicóloga enfatizou a importância de programas de conscientização e educação que promovam a empatia, o respeito mútuo e habilidades sociais entre os estudantes. "As escolas devem criar um ambiente seguro e inclusivo, onde todas as formas de intimidação sejam firmemente rejeitadas e os alunos se sintam capacitados a denunciar qualquer incidente de bullying", destacou.

Além disso, Fernanda ressalta a necessidade de intervenções precoces e apoio psicológico adequado para as vítimas de bullying, ajudando-as a processar suas experiĂȘncias e fortalecer suas habilidades de enfrentamento. "É fundamental que os educadores estejam atentos aos sinais de alerta e ofereçam um suporte, trabalhando em colaboração com profissionais de saúde mental quando necessĂĄrio", enfatizou.

"A batalha contra o bullying exige um esforço coletivo, onde pais, educadores, profissionais de saúde e a comunidade em geral se unem para criar um ambiente onde todas as crianças e adolescentes possam crescer livremente, sem intimidação ou crueldade", finalizou a neuropsicóloga.

Fonte: Redação com assessoria

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

ComentĂĄrios

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV