sebrae 728x90
Maio Amerelo Detran
Arapiraca - 17.05-31.05

Outono: Cuidados respiratórios com a chegada da mudança clim√°tica

Diminuição do calor e ar mais fresco inspiram atenção de quem tem asma e rinite

Por Redação em 21/03/2024 às 09:33:23
Reprodução

Reprodução

Com a chegada do outono, no dia 20 de março, o ar se torna mais fresco, o calor diminui e as folhas começam a cair, marcando o início da nova estação. No entanto, para muitas pessoas, o período traz um desafio significativo: o aumento das doenças respiratórias. A pneumologista infantil Rita Silva explica que a transição sazonal afeta especialmente os portadores de asma e rinite alérgica, que precisam redobrar os cuidados.

"A mudança brusca de temperatura durante o outono pode desencadear sintomas desconfort√°veis em pessoas que j√° sofrem com doenças respiratórias crônicas, como a asma e a rinite alérgica", explica a médica. "Essas condições são caracterizadas por uma inflamação persistente nas vias aéreas, o que as torna mais sensíveis às variações clim√°ticas, como as que acontecem durante o outono"

É importante compreender que a sensibilidade aumenta com às mudanças clim√°ticas, mas isso não significa uma alergia à própria estação, como alguns leigos chegam a dizer. Com a experi√™ncia, Rita enfatiza que os sintomas dos pacientes são uma resposta exacerbada do sistema respiratório à transição das estações, manifestando-se com tosse, coriza, espirros, coceira no nariz, nariz entupido, chiado no peito e cansaço.

"Durante o outono e o inverno, os portadores de asma e rinite alérgica ficam mais vulner√°veis", ressalta a especialista. "Para evitar o agravamento dos sintomas, é essencial manter um tratamento preventivo adequado, tanto para a asma quanto para a rinite", afirmou Rita, destacando que com o apoio adequado da equipe médica é possível desfrutar plenamente, respirando com facilidade e conforto.

TRATAMENTO

A pneumologista relembra a importância de seguir rigorosamente o plano de tratamento prescrito pelo médico, incluindo o uso regular de medicamentos preventivos, controle ambiental para reduzir a exposição a alérgenos e manter-se atualizado com consultas regulares de acompanhamento.

"O objetivo do tratamento profil√°tico é garantir que os pacientes permaneçam livres de sintomas durante todo o período do outono e inverno", explica Rita Silva. "Ao adotar medidas preventivas e manter uma abordagem proativa em relação à saúde respiratória, é possível desfrutar das maravilhas do outono sem ser prejudicado pelas doenças respiratórias sazonais", concluiu.

Fonte: Redação com assessoria

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
Clinica Sesi 25.03
CESMAC 2024.2 728x90 l1

Coment√°rios

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV