sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

Apple remove emulador de Game Boy para iPhone da App Store

A Apple decidiu remover o emulador de Game Boy para iPhone da App Store logo após aprovar o aplicativo no fim de semana.

Por Adeilson em 15/04/2024 às 21:14:17

A Apple decidiu remover o emulador de Game Boy para iPhone da App Store logo após aprovar o aplicativo no fim de semana. O app chamado iGBA foi um dos primeiros a tirar proveito das novas regras adotadas após reguladores da UE forçaram a big tech a abrir seu ecossistema para lojas de aplicativos de terceiros.

Uma delas é a AltStore, que visa justamente oferecer emuladores para usuários de iPhone (algo bem mais comum no Android).

Leia mais:

Emulador de Game Boy na App Store

  • Lançado no domingo, 14 de abril, o iGBA oferecia um emulador de jogos de Game Boy para iOS.
  • Como outros emuladores, o aplicativo permitia baixar jogos de Game Boy Advance e Game Boy Color para jogar no iPhone.
  • O software é uma cópia com anúncios de um projeto de código aberto chamado GBA4iOS, que também oferece jogos de Game Boy no iOS.
  • O aplicativo foi submetido à App Store sem a permissão do desenvolvedor do GBA4iOS, Riley Testut.
  • O desenvolvedor disse em um post no Threads que não deu permissão para a Apple aprovar o iGBA.
  • "Eu não dei permissão a ninguém para fazer isso, mas agora está no topo das paradas (apesar de estar cheio de anúncios e rastreamento)", disse.
Imagem: Reprodução/Threads/K-che1Gamer

Apesar de permitir cópias baseadas no seu emulador GBA4iOS, como estabelece a licença GNU GPL v2, Testut adicionou uma restrição personalizada que proibia a distribuição na App Store de qualquer trabalho contendo o código original.

Emulador também violou regras da Apple

A Apple agiu e removeu o iGBA do ar por violar diretrizes da App Store sobre spam e direitos autorais, já que copiava e tentava se passar pelo trabalho de outro desenvolvedor (Via: Techcrunch).

Capturas de tela do aplicativo GBA4iOS. Crédito: Riley Testut via The Verge

A empresa Cupertino foi pressionada a tornar a App Store mais aberta graças à Lei dos Mercados Digitais da União Europeia. Após uma atualização nas regras para cumprir o novo regulamento, a Apple anunciou que também suportaria lojas de jogos em todo o mundo. O suporte adicional para emuladores de jogos, por sua vez, chegou este mês.

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV