sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

AL notifica 46 casos suspeitos da varíola dos macacos; 33 ainda estão sob investigação

Por Redação em 17/08/2022 às 09:13:53
Reprodução/Internet

Reprodução/Internet

A Secretaria do Estado da Saúde (Sesau) notificou, o início da noite terça-feira (16), 46 casos suspeitos de Monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, sendo 21 do sexo feminino e 25 do masculino. De acordo com o boletim da Sesau, 13 casos já foram descartados e 33 ainda estão sob investigação.

Os 33 casos investigados foram registrados nas cidades de Maceió (17), Arapiraca (3), Branquinha (1), Chã Preta (1), Coruripe (1), Inhapi (1), Murico (1), Ouro Branco (1), Olho D'Água do Casado (1), Pariconha (1), Penedo (1), Piaçabuçu (1) Rio Largo (1), Santana do Ipanema (1), São Miguel dos Campos (1).

Segundo a publicação, Um jovem de 22 anos, natural do Espírito Santo (ES), foi testado quando se encontrava em viagem a Alagoas e apresentou resultado positivo para a Monkeypox, conforme resultado apresentado pela Fiocruz, caracterizando um caso importado. "Entretanto, desde o dia 08 de agosto de 2022 ele retornou para o Estado de origem e, à época, o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs) de Alagoas comunicou o caso às autoridades sanitárias do ES", assinala o boletim.

Os casos classificados como suspeitos permanecem em investigação e a Sesau aguarda os resultados dos exames de diagnóstico para divulgação, uma vez que são processados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Para isso, o material biológico é coletado pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) e encaminhado para a capital carioca, por meio de uma transportadora contratada pelo Ministério da Saúde (MS).

Já os casos classificados como suspeitos permanecem sob monitoramento das Vigilâncias Epidemiológicas dos municípios de origem. Conforme informações atualizadas pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), eles estão em isolamento domiciliar, sem evolução negativa do estado de saúde e, após cumprirem o período de isolamento preconizado, serão liberados.

Fonte: Secom Alagoas

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV