quinta-feira, 17 de setembro de 202602:10:06
Chuva 100%
TV Alagoas
EconomiaIndústria e trabalhadores criticam queda tímida da Selic em 0,25%PolíticaLula pode se encontrar com prefeito de Nova York durante Assembleia da ONUGeralCongresso Brasileiro de Comunicação Pública acontece em Brasília até dia 18CulturaArtRio 2026 acontece de 16 a 20 de setembro com 78 galeriasPolíticaPRF e TSE definem regras para eleições de 2026CulturaFilme Feito Pipa representará Brasil no Oscar 2027SaúdeInício dos testes clínicos da polilaminina está marcado para 24 de outubroSaúdeMudanças climáticas são consideradas crise de saúde pública, afirma PadilhaEducaçãoAndes lança documentário sobre educação e ciência em São PauloEducaçãoProfessores jovens caem 31% e docentes acima de 60 anos aumentam 104%GeralRevitalização do Mirante do Jacintinho transforma espaço em lazer e esporteGeralProfissionais trabalham durante a madrugada para manter Maceió em funcionamento

Lula pode se encontrar com prefeito de Nova York durante Assembleia da ONU

Redação17 de setembro de 2026
Lula pode se encontrar com prefeito de Nova York durante Assembleia da ONU

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou nesta quarta-feira (16) os detalhes da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a 81ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA), na semana que vem. Uma das expectativas é sobre o possível encontro de Lul...

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou nesta quarta-feira (16) os detalhes da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a 81ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA), na semana que vem.

Uma das expectativas é sobre o possível encontro de Lula com o prefeito da cidade, Zohran Mamdani, que tomou posse no início deste ano.

O Palácio Itamaraty informou haver um pedido de encontro bilateral da parte do prefeito, mas a reunião ainda não está oficialmente confirmada do lado brasileiro.

Publicidade
Cesmac

Lula e sua comitiva desembarcam em Nova York no próximo domingo (20). No dia seguinte, o presidente brasileiro terá sua agenda dedicada a encontros bilaterais com autoridades e chefes de Estado.

Na terça-feira (22), Lula se encontra com o secretário-geral da ONU, António Guterres, e em seguida comparece ao plenário da ONU onde fará o pronunciamento de abertura da Assembleia Geral. O tema deste ano é "Restaurando a confiança, administrando transformações: uma ONU que produza resultados para todos".

O conteúdo do discurso de Lula ainda está sendo elaborado, mas o presidente deverá reforçar posições históricas do Brasil em defesa da reforma da ONU, defesa do multilateralismo, promoção da paz e da cooperação bilateral, além do combate à pobreza e à fome.

"Nossa expectativa é que ele [discurso] contenha, em função do momento em que vivemos, uma defesa forte do multilateralismo como linha básica da política externa brasileira", destacou o embaixador Carlos Márcio Bicalho Cozendey, secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do MRE.

Segundo o diplomata, Lula vai defender negociações de paz em torno das guerras em curso, um direito internacional humanitário e a não interferência em assuntos internos de outros países.

A previsão é que o presidente retorne ao Brasil ainda na terça-feira, logo após o pronunciamento.

O Itamaraty não informou sobre a expectativa de um encontro entre Lula e Trump, que não tem confirmação de nenhuma das partes.

O MRE confirmou que a comitiva brasileira será composta pelo chanceler Mauro Vieira e os ministros Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), Eloy Terena (Povos Indígenas) e Rachel Barros de Oliveira (Igualdade Racial).

Ainda em Nova York, Mauro Vieira deverá presidir uma reunião da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa lançada pelo Brasil durante a presidência brasileira do G20, em 2024.

Continue Lendo