domingo, 27 de setembro de 202612:02:21
Chuva 100%
TV Alagoas
PolíticaNove candidatos disputam governo do Rio de Janeiro nas eleições 2023PolíticaOnze candidatos disputam governo de Minas Gerais nas eleições de 2023PolíticaCinco candidatos disputam governo do Espírito Santo nas eleições 2023CulturaGeledés lança guia para acesso a políticas de cuidado no BrasilSaúdeIdosos podem doar órgãos em vida, diz especialistaGeralSemana Nacional da Empresa Júnior é criada por lei sancionadaGeralJornalistas criticam GloboNews por correção sobre Nossa Senhora AparecidaPolíticaCâmara analisa projeto de incentivos para medicamentos veterinários genéricosPolicialCasamento de filho de Moraes tem segurança reforçada e atritoCulturaJaraguá recebe grande cortejo no Festival Internacional de Cultura de MaceióGeralIdec solicita investigação sobre biometria facial no Mercado LivreSaúdeProjeto propõe diagnósticos menos invasivos de câncer no SUS

Câmara analisa projeto que proíbe empréstimos consignados para idosos sem presença

Redação27 de setembro de 2026
Câmara analisa projeto que proíbe empréstimos consignados para idosos sem presença

Texto está em análise na Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei 2995/26, em análise na Câmara dos Deputados, proíbe a oferta e a contratação de empréstimos consignados por pessoas com 60 anos ou mais exclusivamente por meio de robôs de atendimento, assistentes virtuais e inteligência artificial.

O texto exige a validação presencial para a formalização desses contratos financeiros.

Pela proposta, a contratação de empréstimos consignados, refinanciamentos e portabilidades de financiamentos dependerá obrigatoriamente de assinatura física presencial ou de validação biométrica realizada em agências bancárias ou correspondentes credenciados.

Publicidade
Cesmac

A formalização feita unicamente por ligações telefônicas automatizadas, aplicativos de mensagens ou sistemas digitais sem supervisão humana direta passa a ser proibida.

Transparência

O projeto obriga ainda bancos e outras instituições que ofertem crédito ao público idoso a fornecer uma simulação detalhada antes da contratação.

O documento deve informar a taxa de juros, o valor total financiado, a quantidade de parcelas e o impacto dos descontos na renda mensal do aposentado.

Operações realizadas em desacordo com as regras serão consideradas nulas, garantindo o cancelamento do contrato e a devolução integral dos valores eventualmente descontados.

Proteção

O autor do projeto, deputado José Medeiros (PL-MT), afirma que a medida pretende proteger os aposentados contra fraudes, golpes digitais e superendividamento decorrentes da rápida digitalização bancária.

Publicidade
Cesmac

"A modernização tecnológica deve servir à população, e não transformá-la em vítima de processos automatizados que ignoram suas vulnerabilidades específicas", diz.

Próximas etapas

A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Continue Lendo