Alurb encerra projeto de saúde para cooperativas de recicláveis em Maceió

Ação do projeto “Saúde dos Catadores” levou assistência, orientação e acolhimento aos trabalhadores; programação foi concluída na última sexta-feira(25)
A Alurb concluiu, na última sexta-feira (25), o projeto “Saúde dos Catadores”, que ofereceu ações de saúde e bem-estar aos trabalhadores de cinco cooperativas de materiais recicláveis em Maceió. A última atividade ocorreu na Cooprel Antares, encerrando o cronograma iniciado em setembro.
Os catadores tiveram acesso a serviços como atendimento médico, vacinação, testes rápidos, acompanhamento psicológico, orientação nutricional e atendimento social. A programação incluiu conversas sobre saúde mental, especialmente em relação ao Setembro Amarelo.
A etapa final na Cooprel Antares reuniu profissionais para orientar os trabalhadores sobre cuidados com a saúde física e emocional. Além do atendimento nas cooperativas, os trabalhadores participaram de uma ação de vacinação no projeto Brota na Grota, no Benedito Bentes.

Analine Magdar, psicóloga do CEREST, destacou a importância da saúde mental para o trabalho. "Encerramos aqui com os trabalhadores das cooperativas para ver se tem alguma coisa relacionada à situação de trabalho para fazer orientações ou sugerir alguma mudança", afirmou.
A presidente da Cooprel Antares, Maria José, elogiou a iniciativa: "Achei muito bom que eles foram vacinados e tiveram atendimento com a psicóloga, principalmente para os novatos. Espero que na próxima venham mais pessoas".
Com o encerramento, todas as cinco cooperativas do projeto foram atendidas: Coopvila, Cooplum, Cooprel Benedito Bentes, Coopmundaú e Cooprel Antares. Dayanna Fragoso, responsável pela segurança do trabalho na Alurb, ressaltou: "Nossa intenção é que esses profissionais tenham total segurança de continuar realizando seu trabalho".
Fonte: Prefeitura de Maceió




