segunda-feira, 28 de setembro de 202617:40:02
Chuva 80%
TV Alagoas
PolíticaCNBB nega participação em fake news sobre Nossa Senhora AparecidaGeralNovo site do Congresso Nacional permite agendar visitas guiadasPolicialPolicial penal preso em SP por suspeita de feminicídioPolicialOperação policial na Maré resulta em um morto e 10 feridosPolicialCandidato do Novo preso por depredação na UnBSaúdeProjeto garante vacina contra bronquiolite para crianças pelo SUSSaúdeAlurb encerra projeto de saúde para cooperativas de recicláveis em MaceióSaúdeMaceió amplia vacinação da BCG em unidades de saúdeSaúdeMaceió reforça vacinação antirrábica de cães e gatosPolíticaMarcos e Marx Beltrão participam de caravana em PiaçabuçuPolíticaRenan 45, JHC 44: a pesquisa desta segunda desmente quem já encomendou a faixa.GeralTRE/AL aproxima Justiça Eleitoral do público jovem durante Festival da Cultura Nerd

Hospital de Emergência do Agreste e Melhor em Casa articulam alta segura para paciente de Limoeiro de Anadia

Redação13 de maio de 2026
Hospital de Emergência do Agreste e Melhor em Casa articulam alta segura para paciente de Limoeiro de Anadia
© Reprodução

Vítima de acidente com motocicleta há pouco mais de dois meses, o paciente ficou com sequelas e vai precisar de assistência do Programa Melhor em Casa

A parceria entre o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), por meio do Programa Preparando a Volta para Casa (PPVC), e a equipe do programa Melhor em Casa, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Limoeiro de Anadia, garantiu encaminhamentos importantes para a alta hospitalar de um paciente vítima de acidente de trânsito. Para isso, profissionais das duas equipes discutiram soluções para assegurar que o paciente, que ficou com sequelas após o acidente de motocicleta ocorrido há pouco mais de dois meses, possa retornar para casa com acompanhamento multiprofissional, equipamentos e suporte adequado para a família.


O paciente mora no Sítio Timbó de Baixo, zona rural de Limoeiro de Anadia. A família demonstrava preocupação com a estrutura necessária para recebê-lo em casa. Entretanto, após a visita técnica e o alinhamento entre as equipes, foram definidos encaminhamentos para garantir mais segurança no retorno dele ao seu lar.

Publicidade
Cesmac


Coordenador do Programa Preparando a Volta para Casa, o fisioterapeuta Marcos Protázio, destacou que a aproximação entre hospital e município é essencial para o acompanhamento dos pacientes após a alta hospitalar. “Os pacientes acolhidos pelo Programa Preparando a Volta para Casa, são, em sua maioria, sequelados, que necessitam de acompanhamento multiprofissional, dispositivos e cuidados contínuos”, explicou.


Segundo Marcos Protázio, a comunicação entre o HEA e o Programa Melhor em Casa é fundamental para que o paciente chegue em casa com segurança, treinamento e equipamentos adequados. Durante a reunião, já foram identificadas possibilidades de obtenção de equipamentos importantes para o paciente, como cama hospitalar, aspirador, cadeira de rodas, oxímetro e nebulizador.


A coordenadora do Melhor em Casa de Limoeiro de Anadia, a enfermeira Lindaura Tojal, afirmou que a visita ao HEA permitiu que a equipe do município organizasse toda a estrutura necessária antes da alta hospitalar. Ela esteve acompanhada pela assistente social Simone Barbosa.


“A gente esteve no HEA para entender como o paciente está no leito e como será recebido em casa. A partir disso, já montamos toda a estrutura necessária para uma alta segura. É uma troca muito importante entre as equipes e também uma forma de fortalecer o cuidado com o paciente e a família”, afirmou.

Publicidade
Cesmac


Irmão do paciente, Carlos André Silva disse que a família ficou mais tranquila após a reunião entre as equipes. “A gente se sente mais aliviado porque sabe que vai ter uma equipe acompanhando e ajudando com os equipamentos. Recebemos o treinamento para os cuidados, mas estávamos apreensivos com a estrutura da casa. Agora, estamos mais seguros para receber meu irmão”, relatou.


Formação das estagiárias


Além da construção das estratégias para a alta hospitalar, a reunião também serviu como atividade prática para as estagiárias do Programa Preparando a Volta para Casa, que acompanharam a reunião entre o HEA, a SMS de Limoeiro de Anadia e os familiares do paciente. Marcos Protázio explicou que a participação das estudantes foi pensada para mostrar, na prática, como funciona a articulação entre os serviços de saúde.


“Os estudantes precisam entender como acontece essa interação entre HEA, município e família. O trabalho só funciona de forma completa quando é compartilhado e discutido em rede”, destacou.


Estudante de Enfermagem do oitavo período da Unopar Arapiraca, Mirela Ribeiro acompanhou a reunião e avaliou a experiência como importante para a formação profissional. “Quando a gente vê essa integração acontecendo na prática, entende a importância do apoio à família e do trabalho conjunto entre Hospital e município. É gratificante perceber que o paciente terá assistência e que a família vai estar preparada para recebê-lo em casa”, afirmou.

Fonte: Secom Alagoas

Continue Lendo