sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

Os 10 melhores filmes sobre máfia

Alguns dos filmes mais aclamados tanto pelo público quanto pela crítica na história do cinema são aqueles que colocam a máfia ou gangsters no centro das histórias.

Por Adeilson em 12/04/2024 às 07:16:51

Alguns dos filmes mais aclamados tanto pelo público quanto pela crítica na história do cinema são aqueles que colocam a máfia ou gangsters no centro das histórias.

Os filmes do subgênero da máfia, assim como os do subgênero de gangsters, exploram o submundo do crime organizado. As tramas geralmente retratam a ascensão e queda dos criminosos, suas lutas de poder, traições e conflitos morais.

Diante disso, resolvemos listar os 10 melhores filmes de máfia e de gangsters. Confira a seguir!

Filmes de Máfia: melhores filmes

O Traidor (2019)

Il traditore (2019) / Crédito: 01 Distribution, Sony Pictures Releasing (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Telecine e NOW.

Dirigido pelo renomado cineasta italiano Marco Bellocchio, "O Traidor" é baseado em fatos reais. O longa conta a história de Tommaso Buscetta, um membro mafioso da Cosa Nostra que posteriormente se torna um colaborador da justiça.

O ator Pierfrancesco Favino interpreta Tommaso, e o filme ainda conta com a presença da atriz brasileira Maria Fernanda Cândido em um papel de destaque. "O Traidor " também tem cenas no Brasil.

Leia mais:

Os Bons Companheiros (1990)

Goodfellas (1990) / Crédito: Warner Bros. Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Max.

Aclamado filme de máfia dirigido por Martin Scorsese, "Os Bons Companheiros" é baseado no livro "Wiseguy" de Nicholas Pileggi. O longa narra a história do gângster Henry Hill, uma figura real que se envolveu com a máfia em Nova York e depois se tornou um informante.

Ray Liotta interpreta Henry Hill e o filme ainda conta com interpretações elogiadas de Robert De Niro, Joe Pesci, Lorraine Bracco e Paul Sorvino. O filme foi indicado a seis Oscars e Pesci venceu como Melhor Ator Coadjuvante.

Os Chefões (1996)

The Funeral (1996) / Crédito: October Films (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Com um grande elenco, "Os Chefões" é um drama dirigido pelo cultuado Abel Ferrara. O filme é estrelado por Christopher Walken, Vincent Gallo, Chris Penn, Annabella Sciorra, Isabella Rossellini, Benicio del Toro e Gretchen Mol.

Ambientado nos anos 30, o filme segue o funeral de um dos três irmãos (Gallo) de uma família de mafiosos de Nova York. Enquanto os irmãos sobreviventes (Walken e Penn) partem em busca de vingança que pode acarretar em uma guerra com gangues rivais, o filme também aborda o passado dos personagens principais.

Senhores do Crime (2007)

Eastern Promises (2007) / Crédito: Focus Features (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Max.

Dirigido pelo cultuado cineasta canadense David Cronenberg, "Senhores do Crime" é um filme de máfia elogiado por sua atmosfera sombria, crueza e por uma cena de ação em particular que se passa em uma sauna.

Situado em Londres, a trama segue uma enfermeira (Naomi Watts) que, após ajudar uma adolescente ucraniana que morre ao dar à luz, decide investigar seu passado e encontrar sua família.

Quando descobre que a adolescente foi obrigada a se prostituir por uma rede de tráfico da máfia russa, a enfermeira entra em contato com um misterioso e perigoso homem (Viggo Mortensen).

Ajuste Final (1990)

Miller's Crossing (1990) / Crédito: Star+ (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Star+.

Escrito e dirigido pelos irmãos Joel e Ethan Coen, "Ajuste Final" é um filme de gângsteres ambientado durante a Lei Seca nos Estados Unidos. Na trama, duas gangues rivais disputam o controle da cidade.

O protagonista é Tom Reagan (Gabriel Byrne), braço direito de um desses chefões, um mafioso irlandês influente politicamente (Albert Finney).

No entanto, a lealdade de Tom é posta em cheque: ele está envolvido com a mulher de seu chefe (Marcia Gay Harden) e tenta lidar da melhor forma entre os dois lados da disputa. O longa ainda conta com Turturro, Jon Polito, J. E. Freeman e Steve Buscemi no elenco.

Donnie Brasco (1997)

Donnie Brasco (1997) / Crédito: Summit Entertainment (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Netflix.

Este filme é baseado na história real do agente do FBI Joseph D. Pistone, que se infiltrou em uma família ítalo-americana nos anos 70 sob o pseudônimo de Donnie Brasco.

O filme conta com direção de Mike Newell. Johnny Depp estrela o filme como Pistone/Donnie Brasco ao lado de Al Pacino, que vive o mafioso da família Bonanno, Lefty Ruggiero.

O longa ainda conta com Michael Madsen, Bruno Kirby, James Russo, e Anne Heche no elenco.

Scarface – A Vergonha de uma Nação (1932)

Scarface (1932) / Crédito: United Artists (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Telecine, Belas Artes à La Carte e Looke.

Um dos filmes de máfia/gangsters mais influentes da história do cinema, "Scarface" é um clássico dirigido pelo mestre Howard Hawks. O "Scarface" de 1983, dirigido por Brian De Palma e estrelado por Al Pacino, é um remake deste filme.

Inspirado na vida de Al Capone, a trama gira em torno do gângster Tony Camonte (Paul Muni), um imigrante italiano. Ambicioso e violento, Tony sobe ao poder no submundo de Chicago através do crime organizado de forma brutal e implacável.

Rei de Nova York (1990)

King of New York (1990) / Crédito: Carolco Pictures (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Mais um filme dirigido por Abel Ferrara para a lista. "Rei de Nova York" é um longa-metragem de máfia com um estilo e atmosfera sombrios, aterrorizantes e magnéticos.

O filme é protagonizado por Christopher Walken, que interpreta um ex-chefão do tráfico de Nova York recém-libertado da cadeia. Agora, ele tentará reconstruir seu império criminoso com a intenção de distribuir o lucro de seus negócios para os mais pobres da cidade.

O longa ainda conta com Laurence Fishburne, David Caruso, Victor Argo, Wesley Snipes, Giancarlo Esposito, Steve Buscemi, Paul Calderón, Janet Julian e Theresa Randle no elenco

O Pagamento Final (1993)

Carlito's Way (1993) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Oldflix.
  • Disponivel para alugar ou comprar no Amazon Prime Video e Apple TV.

Com roteiro de David Koepp e direção do mestre Brian De Palma, "O Pagamento Final" é baseado nos romances Carlito's Way (1975) e After Hours (1979) do juiz e escritor Edwin Torres.

Al Pacino protagoniza como gângster Carlito, que acaba de sair da prisão graças ao seu advogado e amigo (Sean Penn) que usa uma brecha da lei. Carlito promete que vai andar na linha e acabar com sua vida no crime, contudo as pressões externas e o seu passado são impossíveis de escapar.

O elenco ainda conta com Penelope Ann Miller, Luis Guzmán, John Leguizamo, Jorge Porcel, Joseph Siravo e Viggo Mortensen.

Trilogia Poderoso Chefão (1972, 1974, 1990)

The Godfather (1972) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação
  • Parte 1: Disponível para assinantes do Star+, Paramount+ e Oldflix.
  • Parte 2: Disponível para assinantes do Star+, Paramount+, Telecine e NOW.
  • Parte 3: Paramount+ e NOW.

A trilogia "O Poderoso Chefão" não pode faltar em uma lista sobre filmes de máfia. Inspirada no romance homônimo de 1969 de Mario Puzo, os três filmes contam com a direção de Francis Ford Coppola.

A saga narra a ascensão e queda da família mafiosa Corleone, seguindo a transição de poder de Vito (Marlon Brando, Robert De Niro) para seu filho Michael (Al Pacino). Os três filmes são aclamados por público e crítica, e tanto a parte 1 quanto a parte 2 ganharam o Oscar de Melhor Filme.

The Godfather II (1974) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV