sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

Facebook é acusado de espionar aplicativos rivais a mando de Zuckerberg

Em 2016, a Meta (que na época ainda se chamava Facebook) interceptou e espionou dados de usuários que usavam aplicativos de plataformas rivais.

Por Adeilson em 28/03/2024 às 10:55:03

Em 2016, a Meta (que na época ainda se chamava Facebook) interceptou e espionou dados de usuários que usavam aplicativos de plataformas rivais. Isso fazia parte de um plano da empresa para tentar reduzir a popularidade de outras redes sociais, potencializando o próprio Facebook.

Leia mais

Snapchat foi um dos alvos de espionagem (Imagem: Shutterstock)

Facebook espionou Snapchat

Para conseguir espionar os rivais, a empresa de Mark Zuckerberg recorreu a uma ferramenta chamada Onavo, que coletava dados de navegação de forma massiva. Quando ativado, o serviço "lia" o tráfego de um dispositivo independente de ele ter ou não criptografia.

Os dados eram enviados, sem o consentimento dos usuários de outros aplicativos, para serem analisados pelo Facebook. A plataforma, que também foi usada também para monitoramento do WhatsApp antes da sua aquisição pela Meta, acabou sendo desativada em 2019.

Foi essa a maneira que a empresa encontrou para analisar dados do tráfego do app rival Snapchat, que tem a comunicação entre usuários e servidores criptografada. Naquele período, a rede social rivalizava com o Instagram, em especial entre o público mais jovem dos Estados Unidos (o TikTok ainda não era uma realidade).

O projeto recebeu o nome de Ghostbusters (Caça-Fantasmas, em português). As informações fazem parte de uma reportagem do TechCrunch a partir de documentos de um processo judicial aberto contra a Meta nos Estados Unidos.

Pessoa dando "amei" no Facebook num iPhone
(Imagem: Wachiwit/Shutterstock)

Papel de Mark Zuckerberg

  • Ainda de acordo com a reportagem, o projeto de espionagem não era uma unanimidade dentro da empresa e vários funcionários eram contrários a ação.
  • O CEO e cofundador, Mark Zuckerberg, foi quem teria solicitou a solução para lidar com as rivais.
  • Ele teria dito aos funcionários da Meta que era "importante encontrar um jeito de ter dados confiáveis sobre eles [Snapchat]… Vocês precisam descobrir como fazer isso".
  • A empresa rebateu as acusações e disse que o processo judicial é "sem fundamento" e que não há novidades em relação ao caso.

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV