sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

Surpresa: sonda japonesa pode voltar a trabalhar na Lua

Nesta terça-feira (26), a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) fez um anúncio surpreendente: a possível reativação do módulo de pouso SLIM (sigla para Nave Inteligente para Investigação da Lua) após o dispositivo ter sobrevivido a duas longas e frias noites lunares.

Por Adeilson em 26/03/2024 às 18:14:39

No entanto, ainda não se sabe se o módulo responderá após ter enfrentado condições extremamente frias, de quase -180ºC.

Leia mais:

Tecnologia "sniper" da sonda SLIM aperfeiçoa futuras missões à Lua

A missão SLIM não apenas representa o ingresso do Japão na corrida espacial do século 21 (que passou a ser o quinto país a pousar na Lua, após EUA, União Soviética, China e Índia), como também demonstra avanços tecnológicos revolucionários.

Com a nova técnica de pouso de precisão inaugurada pela sonda japonesa, que é apropriadamente apelidada de "sniper" (atirador de elite), futuras descidas poderão ser feitas em áreas menores e terrenos irregulares.

Mosaico de fotos tiradas pelo módulo SLIM imediatamente após o seu pouso e 10 dias depois, quando suas operações foram iniciadas. Crédito: JAXA

Após o pouso bem-sucedido, dois pequenos rovers foram implantados. O Veículo de Excursão Lunar 1 (LEV-1), equipado com câmera e instrumentos científicos, utiliza um mecanismo de salto para navegar na Lua. Por sua vez, o Veículo de Excursão Lunar 2 (LEV-2), uma esfera do tamanho da palma da mão, se divide ao tocar a superfície, permitindo movimento por rotação.

Projetada para pousar dentro de apenas 100 metros da cratera Shioli, ao sul do equador lunar, a sonda SLIM utilizou uma tecnologia de navegação baseada em visão, que a permitiu pousar a 55 metros do alvo.

O método inovador compara imagens da superfície lunar com padrões de crateras em mapas desenvolvidos pela JAXA, facilitando a identificação de áreas de interesse.

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV