sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

Medicamento contra zika pode ser criado com óleo de planta indígena

Uma planta usada por povos indígenas da Amazônia para tratar doenças de pele pode se tornar um medicamento ou vacina contra a zika.

Por Adeilson em 26/03/2024 às 04:42:07
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Leia mais:

Futuras investigações

Os resultados da pesquisa indicam que o óleo pode potencializar a capacidade antiviral em futuros medicamentos ou vacinas contra a zika. No entanto, os pesquisadores ainda têm dúvidas. A nanoemulsão sem óleo também apresentou atividade antiviral. Porém, parte desse efeito pode ser devido à presença de outras substâncias. Além disso, os pesquisadores ainda não sabem exatamente como a replicação do zika é impedida pela nanoemulsão.

A coordenadora do estudo explica à Agência FAPESP que, com mais dados, será possível determinar como um medicamento futuro poderia ser usado.

Como se proteger da zika?

Atualmente, não existe vacina contra a zika, por isso, é importante se prevenir de outras maneiras. O vírus da doença é transmitido pelo conhecido Aedes aegypti, que também transmite a dengue. Então, para se prevenir, é preciso seguir as recomendações de combate ao mosquito: evitar água parada, ou seja, o acúmulo em calhas, caixas d'água abertas, lajes, pneus e vasos.

Se apresentar sintomas como febre repentina, dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos, dores nas articulações e no corpo, náuseas, vômitos, dores abdominais, além de coceira e manchas vermelhas na pele, procure imediatamente o serviço de saúde.

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV