sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

O que acontece quando a bateria do carro elétrico acaba?

Se você ainda está em dúvida sobre os carros elétricos, a ideia de ficar sem bateria no meio de uma viagem pode ser o que te impede de substituir a gasolina.

Por Adeilson em 22/03/2024 às 00:00:07

Se você ainda está em dúvida sobre os carros elétricos, a ideia de ficar sem bateria no meio de uma viagem pode ser o que te impede de substituir a gasolina. Ainda assim, devido à sua eficiência e aos efeitos ambientais favoráveis, os veículos elétricos têm crescido em popularidade.

Os veículos elétricos podem, de fato, descarregar e deixar motoristas desamparados, como outros tipos de veículos quando acaba a gasolina. No entanto, ao contrário dos carros movidos a combustível, que podem ser reabastecidos em qualquer posto de gasolina, para carregar um carro elétrico é necessário ter acesso a uma estação de carregamento – e o processo pode levar várias horas.

Leia também:

O que acontece quando a bateria do carro elétrico acaba?

(Imagem: Travelpixs/Shutterstock)

Primeiro, é importante ressaltar que antes mesmo que o carro fique completamente sem bateria, o motorista pode ver indicações no painel, como um aviso de bateria fraca. Esse aviso funciona como um alerta para localizar uma estação de carregamento ou um local seguro para parar.

Para evitar ficar sem bateria, é fundamental que os motoristas planejem adequadamente a viagem e estejam cientes da autonomia do veículo. Além disso, verificar o nível da bateria com frequência é o primeiro passo, e a maioria dos carros elétricos têm um indicador de bateria no painel, que exibe a carga disponível de bateria.

O que acontece quando a bateria do carro elétrico acaba?

Muitos veículos elétricos entram em um modo de baixo consumo de energia quando a energia da bateria está quase esgotada. Mas se você ignorar os avisos emitidos pelo veículo, poderá esgotar completamente a bateria antes do esperado.

Quando o computador de bordo calcula que o carro não será capaz de viajar muito mais, ele também pode limitar a potência e a aceleração, mesmo se você pisar fundo no acelerador. Então, quando um veículo elétrico fica completamente sem bateria, ele para completamente e perde a capacidade de se mover.

carros elétricos
Imagem: Quality Stock Arts / Shutterstock

No entanto, vale a pena tentar desligar e religar o veículo caso esteja perto de uma estação de carregamento, ou para sair de uma rua movimentada e estacionar o carro. Após o desligamento e a reinicialização, alguns carros podem dirigir mais um ou dois quilômetros, mas não há garantia de que isso funcione em todos os modelos.

Dependendo da localização, o motorista pode precisar pedir ajuda na estrada, e ter o carro rebocado para uma estação de carregamento ou até mesmo para a casa do motorista.

Qual o preço de uma bateria de carro elétrico?

O preço de baterias para carros elétricos variam dependendo da marca e do modelo do veículo. Entretanto, elas representam uma parcela significativa do preço total do veículo, podendo custar entre R$ 9 mil e R$ 40 mil. Felizmente, a vida útil da bateria de carros elétricos é de até 15 anos, e geralmente possuem garantia de até oito anos.

Vale a pena comprar bateria usada?

Apesar do processo ser lento, com o passar dos anos, a bateria de um carro elétrico começa a perder potência. Por isso, ao considerar comprar uma bateria usada, é importante ter certeza de que sua saúde está em dia. A dica aqui é checar se a bateria ainda está na garantia da montadora, e como proceder se ela se tornar um problema.

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV