sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Maio Amerelo Detran

Neto de Djavan, Lui Viana comenta influência do avô na carreira e viral nas redes: 'Ele é único'

.

Por Redação em 26/04/2024 às 05:43:38
Filho da atriz Ana Paula Tabalipa com o baterista João Viana, filho de Djavan, Lui Viana fala sobre versão avô da lenda da MPB e influência do músico em sua arte Um vídeo com mais de dois milhões de visualizações se destacou dentre os mais variados conteúdos do TikTok com um detalhe: o neto de Djavan produzindo conteúdo musical nas redes sociais.

Lui Viana tem chamado a atenção do público por abordar o parentesco com o ícone da cultura brasileira em seu perfil na plataforma digital.

Lui Viana sobre música de Djavan no TikTok

Reprodução/TikTok

Na filmagem, ele brinca com o fato de uma canção do veterano dos palcos ter 27 acordes ao ironizar quando pedem para tocar uma música do patriarca da família. Depois do hit, Lui tem usado o alcance para soltar a voz nas gravações.

Terceira geração dos Viana

Filho do baterista João Viana com a atriz Ana Paula Tabalipa segue a veia musical como um novo expoente artístico e reflete com a Quem sobre a influência na trajetória artística, decisão de expor o parentesco com Djavan e anseios na música.

"A influência musical dele na minha vida é imensa. Meu avô é único, a composição, o timbre, os arranjos. Só pela levada no violão você sabe que a música é do Djavan. Pra mim, ele é um gênero musical à parte"

Djavan com Lui Viana (de vermelho) e o irmão, Bernardo Viana, e o primo, Gabriel Viana

Arquivo Pessoal

Nascido e criado no Rio de Janeiro, o jovem de 23 anos sempre esteve imerso no universo musical, assim como o irmão Bernardo Viana, 17, e o primo, Gabriel Viana, 17, filho do músico Max Viana.

Lui Viana com a mãe, a atriz Ana Paula Tabalipa

Arquivo Pessoal

Lui Viana com o pai, João Viana

Arquivo pessoal

"A música sempre fez parte da minha vida. Ainda na barriga, 'fui' ao Rock in Rio em 2001 'ver' meu pai tocar com a Cássia Eller. Cresci indo a shows do meu avô, vendo meu pai e meus tios tocarem e invejando a maneira que meu primo, Thomas, dominava o violão", relata.

Lui Viana, neto de Djavan

@felipelimaagain

Embora a voz de Oceano seja o grande artista de sua família, as inspirações também se estendem ao lado materno.

"Mesmo com a minha mãe, que é atriz, a música não saía da minha rotina. Foi ela que me colocou em aulas de música e me deu o meu primeiro violão, que foi meu avô materno, Eduardo".

Lui Viana com a mãe, a atriz Ana Paula Tabalipa

Arquivo Pessoal

Carreira musical

Lui lançou o primeiro single, intitulado Nó, em 2020, seguida no mesmo ano por uma canção escrita pelo primo mais velho, Thomas Boljover, filho da Flávia Virginia. Ao final de 2022, lançou Retrato, juntamente ao primeiro clipe da carreira.

Ele ainda gravou Iluminado, lançada por Djavan em parceria com os filhos e netos.

"Participar da faixa Iluminado foi uma grande realização, talvez a maior até agora na minha carreira. Foi lindo ter tantos familiares juntos no estúdio e fazendo o que a gente mais gosta".

"Trabalhar com a música sempre foi um desejo que reprimi durante algum tempo. Hoje tenho confiança para dizer que a música faz parte de quem eu sou"

Relação com Djavan

Lui admite que a conexão com o avô é marcada pela música independentemente do evento em que se encontrem.

"Nossa relação é ótima. Não é sempre que nos vemos, meu avô viaja bastante e eu também tenho a minha rotina, mas quando estamos juntos é sempre muito bom. Uma curiosidade é que mesmo que a gente se encontre pra falar de outros assuntos, de uma maneira ou de outra sempre falamos de música", conta.

Djavan com o neto, Lui Viana

Arquivo Pessoal

"Quando estamos juntos eu e ele, aproveito para ouvir histórias e conselhos e, quando estamos todos juntos em família (tios, primos, irmãos etc), o dia sempre termina com uma rodinha de violão", completa.

"Ter o Djavan como avô é uma baita sorte. Além de um grande músico, meu avô também é uma grande pessoa. Em relação ao que o público não conhece, o que eu posso dizer é que meu avô se cuida bastante, não é atoa que, no palco, ele parece ter 20 anos a menos"

A música preferida do avô hoje é Mal de Mim e, ao dizer que a escolha é de momento, já que não faltam hinos no repertório. Já a memória afetiva é a participação de Djavan no Balão Mágico pelo simples fato de tê-lo em um clássico infantil. "Ouvia como toda criança, mas era a voz do meu avô".

Exposição do parentesco

Questionado sobre a decisão de passar a expor a ligação familiar com uma lenda da música nacional, Lui explica que foi um processo para se desprender do receio de abordar o assunto nas redes sociais, hoje com mais de 19 mil seguidores no TikTok.

"Eu sempre fui um pouco mais reservado, mais tímido. Nunca escondi que ele é meu avô, mas também nunca fiz questão de externalizar isso", confessa.

Lui Viana com o avô Djavan e o tio, Max Viana

Reprodução/Instagram

" Acreditava que esse fator exposto nas redes poderia desvencilhar o público daquilo que eu realmente queria transmitir, que é a minha arte. Vi que isso é bobeira e decidi expor aos poucos, do meu jeito, que sou neto do Djavan"

Comparações

Lui acredita que a autocobrança é maior do que qualquer pressão por ser neto de um grande cantor. "Acho que a comparação sempre vai existir, mas ela é externa. Não me comparo com meu avô, ele é e sempre vai ser uma inspiração para mim. Tento me comparar comigo mesmo, fazer um exercício de olhar para trás e ficar feliz pelas pequenas conquistas", reflete.

"Não é fácil, sou uma pessoa bem ansiosa, penso sempre no que está faltando e no que eu ainda não fiz, mas essa é a única comparação que eu procuro fazer", acrescenta.

Cantor Lui Viana, neto do Djavan

@felipelimaagain

Anseios de carreira

Para além da inspiração inquestionável em Djavan, Lui Viana elege Daniel Caesar e Frank Ocean como principais referências musicais atualmente. Ele se define um músico eclético, envolvido por variados gêneros como folk, blues, RnB, rap, indie, soul e reggae.

O jovem carioca ainda cita Ray Charles, Bob Marley, Marvin Gaye e Tim Maia dentre artistas com os quais se identifica na construção de sua personalidade artística.

"Meu desejo é viver da música e para a música, conseguir tocar as pessoas, emocionar. Ainda estou me descobrindo como artista, gosto de muitos estilos musicais, de muitas sonoridades diferentes. Acredito que esse ano eu consiga mostrar um pouco o que tenho feito"

Clipe de 'Iluminado', faixa de Djavan em família

Reprodução/Youtube

Fonte: Revista quem

Tags:   Quem
Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV