Em dezembro de 2023, o governo francês deu início a programa ambicioso para incentivar famílias de baixa renda a comprar carros elétricos e ampliar seu apelo. A iniciativa envolvia o leasing de 25 mil EVs fabricados na Europa a taxa mensal de 100 a 150 (R$ 535,37 a R$ 803,05, em conversão direta), sem depósito.
Vários fatores levaram à crescente popularidade do programa. Um deles, é claro, foi o leasing acessível e renovável sem depósito. No entanto, o governo parece ter ido além para garantir o sucesso do programa. Ele até mesmo forneceu subsídio de até 13mil (R$ 69,59 mil) por carro elétrico, com a opção de compra do veículo. Os critérios de elegibilidade também abrangiam grande parcela demográfica.
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Os requisitos incluíam ter pelo menos 18 anos, dirigir aproximadamente mais de oito mil quilômetros por ano e residir a distância mínima de 14,4 km do trabalho. Além disso, o preço de venda do carro elétrico não poderia ultrapassar 47 mil (R$ 251,62 mil), conforme informado pelo Ministério da Economia, Finanças e Soberania Industrial da França. Por fim, a renda máxima tributável das famílias compradoras foi estabelecida em 15,4 mil (R$ 82,44 mil) por pessoa.
Esse esquema de leasing é extensão do “bonus ecologique” da França, equivalente aos créditos fiscais federais nos Estados Unidos. Sob o bônus ecológico, a França oferece subsídio de até 7 mil (R$ 37,47 mil) para compradores com renda tributável inferior ou igual a 14,09 mil (R$ 75,47 mil), enquanto residentes ricos podem receber até 4 mil (R$ 21,41 mil) de desconto.
No ano passado, dezenas de modelos se qualificaram para esse programa. Mas, visando garantir a produção europeia e reduzir a dependência da China, muitos deles foram removidos da lista este ano. Agora, apenas alguns carros e vans estão na lista, incluindo o Tesla Model Y (mas não o Model 3), o Volvo XC40 Recharge, o Skoda Enyaq 60 e o Peugeot E-308, entre outros.
Fonte: Olhardigital