sebrae 728x90
Maio Amerelo Detran
Arapiraca - 17.05-31.05
Gov institucional 22.05 - 31.05

Governador interino conhece programas desenvolvidos na área de estradas e urbanização em Alagoas

Fernando Tourinho se impressiona com a robustez de programas como Vida Nova nas Grotas, Pró-Estrada, Minha Cidade Linda e Alagoas de Ponta a Ponta executados pela Setrand

Por Redação em 17/05/2024 às 18:33:08
Foto: assessoria

Foto: assessoria

O governador interino Fernando Tourinho assistiu, na manhã desta sexta-feira (17), a uma apresentação dos projetos e obras desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Transportes e Desenvolvimento Urbano (Setrand) e Departamento de Estradas e Rodagem (DER,) que envolvem a construção e pavimentação asfáltica de estradas a obras de urbanização.

Ao final da apresentação, o governador interino demonstrou estar impressionado com a robustez das obras e projetos executados pela Setrand e DER, pelo grande alcance social para a população de todo o estado. "Gostaria de parabenizar a equipe do Setrand e DER por esse grande trabalho que vem sendo desenvolvido", declarou o governador interino.

O secretário de Transportes e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, lembrou que a Setrand foi criada na primeira gestão do governo Renan Filho com a responsabilidade de execução de obras de estradas e serviços de urbanização, e hoje é responsável pelos programas Vida Nova nas Grotas, Alagoas de Ponta a Ponta, Pró-Estrada e Minha Cidade Linda.

Mosart destacou o alcance social dos programas desenvolvidos pela Setrand para melhoria da qualidade de vida da população, a exemplo do Vida Nova das Grotas. "A proposta do Vida Nova nas Grotas é elevar a qualidade de vida da população residente nas grotas, com implantação de escadarias, corrimões, passarelas, pontilhões e drenagem", explicou o secretário.

Só em Maceió, as obras do programa devem atingir mais de 100 grotas, além de municípios do interior como Maragogi, Penedo, Coqueiro Seco e Barra do Santo Antônio. "Até o momento, já foram executados serviços em 62 grotas e mais quatro estão em execução", informou Mosart Amaral. "São obras de um alcance social inestimável, que levam cidadania aos moradores dessas localidades", acentuou.

Outro programa de grande alcance social executado pela Setrand é o Minha Cidade Linda, que em sua primeira etapa atendeu municípios com até 50 mil habitantes, atingindo 91 municípios, e na segunda etapa chegando a 11 municípios com mais de 50 mil habitantes, garantindo pavimentação em paralelepípedo, além de construção de calçadas e de praças com equipamentos de lazer.

O terceiro programa apresentado foi o Alagoas de Ponta a Ponta, cujo objetivo é a pavimentação asfáltica de estradas vicinais que ligam a cidade a povoados. A previsão é beneficiar povoados de 41 municípios, com 20 estradas já executadas, 18 em execução e três a iniciar.

Estradas recuperadas e duplicadas

Outro programa que recebeu destaque foi o Pró-Estrada, que visa à recuperação de pavimentação asfáltica em áreas urbanas. Entre as obras do programa está a duplicação da AL-101 Norte, considerada uma das mais complexas executadas pelo Governo de Alagoas, devido a questões ambientais e de desapropriação de áreas. O valor previsto da obra é de R$ 412 milhões, atingindo os municípios de Maceió, Paripueira e Barra de Santo Antônio. Outra obra em andamento é a de melhoria e implantação da AL-101 Norte, da Barra de Santo Antônio à Barra de Camaragibe, com em extensão de 13 Km, em fase de conclusão.

O Diretor do DER, Iran Menezes, também apresentou ao governador interino as obras e projetos que estão sendo executados pela autarquia vinculada a Setrand. Segundo Menezes, o departamento tem hoje 20 obras em andamento, a exemplo dos 220 quilômetros de duplicação da AL-220, do trecho entre Arapiraca a Delmiro Gouveia.

"Até 2015, Alagoas tinha apenas 30 quilômetros de rodovias duplicadas, hoje temos mais de 400 quilômetros. Nossa malha viária tem hoje 1.600 km, com previsão de chegar a mais de três mil quilômetros de estradas pavimentadas", ressaltou o diretor-presidente do DER, acrescentando que a maioria das obras em execução pelo DER deve ser concluída até o final deste ano.

Fonte: Secom Alagoas

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 2024.2 728x90 l1

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV