Pref arapiraca - AQ. DE ALIMENTOS - 863
p.contas GOV
Detran 20-27.10
sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov fev - TEM,TEM,TEM 1 - Nov A.

PF/AL deflagra operação para apurar crimes cometidos pela Braskem

Agentes estão na sede da mineradora, no Pontal; segundo investigação, atividades não seguiam os par├ómetros de segurança

Por Redação em 21/12/2023 às 09:57:06
Reprodução

Reprodução

A Polícia Federal de Alagoas (PF/AL) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (21), a Operação L├ígrimas de Sal, para apurar crimes cometidos pela Braskem, durante exploração de sal-gema em Maceió, Alagoas.

Onze mandados judiciais de busca e apreensão estão sendo cumpridos, dos quais 11 na capital alagoana – na sede da mineradora, no Pontal da Barra -, dois no Rio de Janeiro e um em Aracaju, todos expedidos pela Justiça Federal do Estado de Alagoas.

A exploração de sal-gema na capital alagoana transcorreu de 1976 a 2019 e produziu como resultado uma severa instabilidade no solo de bairros, como Pinheiro, Mutange, Bebedouro e adjac├¬ncias, tornando a ├írea em questão inabit├ível, tendo em vista os riscos de desmoronamento de casas, ruas e fechamento do comércio, levando mais de 60 mil pessoas a ter que deixar os bairros.

De acordo as investigações, foram apurados indícios de que as atividades de mineração desenvolvidas no local não seguiram os par├ómetros de segurança previstos na literatura científica e nos respectivos planos de lavra, que visavam garantir a estabilidade das minas e a segurança da população que residia na superfície.

"Além disso, foram identificados indícios de apresentação de dados falsos e omissão de informações relevantes aos órgãos públicos respons├íveis pela fiscalização da atividade, permitindo, assim, a continuidade dos trabalhos, mesmo quando j├í presentes problemas de estabilidade das cavidades de sal e sinais de subsid├¬ncia do solo acima das minas", informou a PF.

Os investigados poderão responder, conforme o caso, pelos crimes de poluição qualificada (art. 54, ┬ž2┬║, da Lei n. 9.605/98), usurpação de recursos da União (art. 2┬║ da Lei n. 8.176/1991), apresentação de estudos ambientais falsos ou enganosos, inclusive por omissão (art. 69-A da Lei n. 9.605/98), entre outros delitos.

Fonte: Macei├│ de Verdade

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
CESMAC 50 - NOV2023
SESI novo 2024

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3