sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

Novo projeto do Google alimentará data centers com energia limpa

Um projeto inédito abastecerá dois data centers do Google em Nevada, Estados Unidos, com energia limpa.

Por Adeilson em 28/11/2023 às 16:02:46

Um projeto inédito abastecerá dois data centers do Google em Nevada, Estados Unidos, com energia limpa. A iniciativa partiu de uma parceria da big tech com a startup Fervo, que criou uma nova tecnologia de energia geotérmica.

Leia mais:

O que já foi divulgado até aqui

  • O projeto terá capacidade de gerar 3,5 MW de energia e fornecerá eletricidade à rede local que atende dois data centers do Google.
  • Os data centers são famosos por consumir muita eletricidade. Para efeito de comparação, 1 MW já é suficiente para alimentar em média mais de 700 casas.
  • A iniciativa faz parte do plano da empresa de zerar sua pegada de carbono até 2030 combinando o uso de energia geotérmica e outras fontes como eólica e solar.
Google anunciou o "primeiro acordo corporativo do mundo para desenvolver um projeto de energia geotérmica de próxima geração" em 2021. Imagem: Google

Como funciona o novo sistema geotérmico do Google?

Uma central geotérmica comum normalmente extrai fluidos quentes de reservatórios naturais para produzir vapor que faz girar turbinas. O novo projeto, porém, foi construído nos arredores de um campo geotérmico com rocha quente, mas sem fluidos.

  • Para gerar energia geotérmica no local, a Fervo teve que perfurar dois poços horizontais por onde bombeia água fria nas fraturas das rochas.
  • Ela aquece e gera vapor de volta à superfície. O sistema é fechado e a água é sempre reutilizada.
  • A Fervo também instalou cabos de fibra óptica nos poços para coletar dados em tempo real sobre vazão, temperatura e desempenho do sistema geotérmico.

Ao contrário dos parques eólicos e solares, sensíveis às condições meteorológicas, os projetos geotérmicos podem gerar eletricidade de forma mais consistente. Essa é uma das razões pelas quais o Google está trabalhando em mais projetos como este.

Por enquanto, a empresa não revelou onde mais deve implantar o uso de energia geotérmica em seus data centers.

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV