sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

PM-AL forma Turma A do Curso de Habilitação de Oficiais 2021

Por Redação em 11/05/2022 às 20:27:21

Uma jornada que iniciou no dia cinco de maio de 2021 acaba de ser concluída com sucesso por 48 subtenentes da Polícia Militar de Alagoas. A Corporação, agora, devolve à sociedade alagoana e às unidades militares homens e mulheres aperfeiçoados para exercerem suas funções e mais: habilitados para ascenderem ao oficialato.

O Curso de Habilitação de Oficiais da Administração e Especialistas (CHOAE), ou simplesmente CHO, é desenvolvido pela Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM) e é mais um importante passo na carreira dos militares que ingressaram como praças da Corporação.


11 05 2022CHOAFORMC


Na tarde desta quarta-feira (11), no Auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJ-AL), no Centro de Maceió, ocorreu a solenidade de formatura da Turma A do ano de 2021 do CHOAE. Os concluintes escolheram homenagear o Comandante Geral, Coronel QOC PM Wellington Bittencourt Maranhão de Araújo, para dar nome à turma. No auditório estavam oficiais e praças, civis convidados e familiares dos formandos.


O paraninfo foi o desembargador, presidente do TJ/AL, atual governador em exercício, Klever Loureiro, que também esteve presente e presidiu o ato solene. O governador iniciou sua fala anunciando a promoção de alguns dos concluintes ao posto de 2° Tenente QOA. O ato já foi assinado e será publicado na edição desta quinta-feira (12) do Diário Oficial do Estado de Alagoas. 

 11 05 2022CHOAFORMT

“É com muita honra que hoje participo desse evento, e não só da formatura, porque também haverá promoções. Irei promover 20 militares neste ato e também irei assinar o Código de Ética, que é uma reivindicação muito antiga da Polícia Militar. Assinarei e farei o encaminhamento do Projeto de Lei para a Assembleia Legislativa”, destacou o governador.

A mesa de honra foi composta pelo Coronel Bittencourt, ladeado pelo Subcomandante-geral, Coronel Thúlio Emery. Também compuseram a mesa os Coronéis Marcos Sampaio, José Bernardo e Neyvaldo Amorim,  diretor de Ensino,  diretor de finanças e comandante da APMSAM, respectivamente, além de outras autoridades civis e militares, entre elas o prefeito de Palmeira dos índios, Júlio Cézar da Silva e sua esposa, a senhora Karla Cavalcante, madrinha da turma.

 11 05 2022CHOAFORM

"Esta formatura representa a realização de um anseio pessoal de cada aluno e também um ganho significativo para a Instituição. Estamos aqui cumprindo o propósito de crescimento e de evolução para melhor servir à sociedade alagoana. Tenho orgulho de dizer que conheço cada um dos formandos. A cada um dos senhores e senhoras eu digo: parabéns pelo comprometimento. Esta etapa com cumprida com denodo e os frutos virão”, enfatizou o coronel Bittencourt que também lembrou que os desafios são grandes, mas que a valorização do efetivo é um dos propósitos do comando.

Em seu discurso, o diretor de Ensino da PM, Coronel Marcos Sampaio "Parabenizamos os formando pela conclusão desta jornada. A partir de hoje começa uma nova etapa. A Corporação tem se empenhado para garantir as promoções, mas junto com essa ascensão vem novas responsabilidades. Agradecemos ao Corpo docente, ao Corpo de Alunos, Divisão de Meios e a todos os envolvidos nesta missão. Aos senhores e senhoras desejamos ucesso na carreira". 

Cerimônia

Foi realizada a entrega de certificados com destaque para os primeiros colocados com base na Ordem de Classificação Geral por aproveitamento no Curso. Os subtenentes Sandro Luiz Ferreira, José Fabrício de Oliveira e José Antônio Soares foram o 1º, 2º e 3º colocados, respectivamente.


“A nossa caminhada foi longa e difícil, mas conseguimos chegar aqui como fruto do nosso esforço. Portanto, colegas, tenhamos sempre em nós essa força de vontade e persistência que nos trouxe até aqui ” foram algumas palavras do discurso do orador da turma, o Subtenente Antônio Rodrigues de Souza Filho que também agradeceu aos familiares e a todos os envolvidos no curso.

Outro momento que marcou a solenidade foi o texto em formato de cordel intitulado “Trajetória CHOAE 2021”, escrito e declamado pelo, também formando, Subtenente Charles Almeida Santana. “Cada passo uma conquista e cada queda a lição. Cada pedra no caminho abriu-se outra direção e a conquista desse dia hoje eu vejo em nossa mão”, dizia um trecho do poema que abrilhantou ainda mais o evento.  

CHOAE 2021 – Turma A

Esta edição do CHOAE vivenciou os transtornos e adequações necessárias a um curso desse porte em meio à Pandemia da Covid-19. Com carga horária de 1.850 horas aulas e duração de 45 semanas, as instruções e atividades alternaram-se em presenciais e no modo remoto, mas sem perder o foco em uma formação de excelência. A malha curricular contou com matérias voltadas principalmente para as áreas jurídicas, administrativas e militares.

 11 05 2022CHOAFORMASS

Código de Ética 

No evento também foi assinado o documento que encaminha para a Assembleia Legislativa do Estado, a Mensagem de Projeto de Lei que institui o Código de Ética e Disciplina dos Militares. Os comandantes gerais e seus subcomandantes da PM e do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (estes últimos, Coronel André Madeiro e Coronel Wolbeck) foram signatários juntamente com o governador.

Fonte: pmal

Tags:   Manchete
Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV