Lula afirma que ONU enfrenta seu momento mais crítico desde 2003

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (22) que a Organização das Nações Unidas (ONU) vive, desde 2003, seu momento mais crítico. “A ONU está falhando em uma de suas missões mais elevadas: a de livrar a humanidade do flagelo da guerra. Sua credibilidade nunca esteve tão baixa...
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (22) que a Organização das Nações Unidas (ONU) vive seu momento mais crítico desde 2003. Ele destacou que a ONU está falhando em sua missão de livrar a humanidade da guerra e que sua credibilidade está em baixa.
“O sentimento que me move hoje é o da indignação”, disse. “A capacidade da ONU de proteger os mais vulneráveis, os que não têm exércitos nem arsenais, nunca foi tão pequena”, completou.
A declaração foi feita durante a abertura do debate geral da 81ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Lula criticou o trabalho do Conselho de Segurança da organização, afirmando que todos são reféns do seu imobilismo.
“Em 1946, já na primeira sessão dessa assembleia, o Brasil alertava para o alto preço que a comunidade internacional pagaria pelo direito de veto. Esse vício conferiu às grandes potências o privilégio da insensatez”, disse.
Antes do discurso, Lula se reuniu com o secretário-geral da ONU, António Guterres. Ele subiu à tribuna logo no início da sessão, antes do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Na segunda-feira (21), Lula se encontrou com o presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, o prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, e o senador americano Bernie Sanders.
Após o discurso, Lula deve deixar Nova York ainda nesta terça-feira, com embarque previsto para 13h50 no horário local, 14h50 no horário de Brasília, e chegada à capital federal prevista para as 23h40.




