terça-feira, 22 de setembro de 202618:58:03
Sol
TV Alagoas
PolíticaFux relatará ação sobre registros de visitas ao SenadoEconomiaMinistério da Fazenda reduz projeção do PIB para 2% em 2026 e 2,3% em 2027EconomiaArrecadação federal atinge R$ 2,019 trilhões até agosto de 2026PolíticaTrump ameaça uso de força militar na América Latina na ONUEducaçãoGuia do Enem oferece orientações e recursos para provas de 2026PolicialHelicóptero com cantor Rick é encontrado sem sobreviventesGeralQuatro mortes são confirmadas devido a temporais no Rio Grande do SulGeralTempestades no Rio Grande do Sul causam duas mortes e afetam 527 milGeralDefesa Civil alerta para risco de inundação no Rio TaquariPolicialEstudante fere 11 em tiroteio em escola na TurquiaCulturaDilermando Reis, violonista, completa 110 anos hojeGeralChuvas e alertas de tempestade em várias regiões do Brasil

Ministério da Fazenda reduz projeção do PIB para 2% em 2026 e 2,3% em 2027

Redação22 de setembro de 2026
Ministério da Fazenda reduz projeção do PIB para 2% em 2026 e 2,3% em 2027

O Ministério da Fazenda reduziu de 2,3% para 2% a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2026. Para 2027, a estimativa também foi revisada para baixo, de 2,5% para 2,3%. As novas projeções constam do Boletim Macrofiscal da Secretaria de Política Econômica (SPE), divulgado nesta te...

O Ministério da Fazenda reduziu a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,3% para 2% em 2026 e de 2,5% para 2,3% em 2027. As novas estimativas estão no Boletim Macrofiscal da Secretaria de Política Econômica (SPE), divulgado nesta terça-feira (22).

A revisão reflete os efeitos dos juros restritivos sobre a atividade econômica, impactando mais os setores de serviços e indústria. A SPE também considera uma flexibilização monetária "marginalmente mais gradual do que o previsto" anteriormente.

Inflação em 4,9%

A projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2026 caiu de 5,1% para 4,9%. Apesar da melhora, a estimativa ainda está acima do teto da meta de inflação, que é de 4,5%.

Publicidade
Cesmac

A revisão incorpora resultados do IPCA até julho, que ficaram abaixo do previsto, especialmente nos preços de alimentos e serviços. A Fazenda também citou a melhora das expectativas de inflação e a manutenção da Taxa Selic em nível contracionista.

Serviços e indústria

A revisão do crescimento para 2026 foi concentrada nos setores sensíveis às condições de crédito e à demanda doméstica. As novas estimativas são:

  • Serviços: de 2,4% para 1,8%;
  • Indústria: de 2,1% para 1,7%;
  • Agropecuária: de 1,8% para 2,8%.

A melhora na agropecuária compensou parcialmente a piora nas projeções para serviços e indústria. O endividamento das famílias também é um fator restritivo ao consumo, atingindo o maior nível da série histórica no segundo trimestre.

Pressão sobre 2027

Para 2027, o cenário combina crescimento econômico menor e inflação mais alta. As projeções passaram a ser:

  • PIB: de 2,5% para 2,3%;
  • IPCA: de 3,6% para 3,8%.

A elevação da previsão de inflação é atribuída aos possíveis efeitos de um El Niño mais intenso sobre a produção agrícola, que pode afetar preços de grãos e carnes.

Publicidade
Cesmac

Juros e recuperação

A Fazenda revisou a avaliação sobre a transmissão da política monetária, prevendo que os efeitos de cortes da Selic apareçam gradualmente no crédito e consumo. A redução dos juros deve beneficiar setores sensíveis ao ciclo econômico.

Riscos no cenário

O documento aponta fatores externos e climáticos que podem alterar as projeções, como:

  • efeitos do El Niño sobre a produção e preços de alimentos;
  • comportamento do preço do petróleo;
  • condições do crédito;
  • ritmo de recuperação da demanda;
  • desempenho das exportações.

A SPE também destacou que conflitos internacionais podem elevar a volatilidade dos preços de energia.

Parâmetros para o Orçamento

O Boletim Macrofiscal reúne as principais projeções macroeconômicas utilizadas pelo governo na elaboração do Orçamento da União. Os números orientarão o Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas, a ser divulgado na próxima quinta-feira (24).

As revisões permitem à equipe econômica atualizar os parâmetros utilizados nas projeções de receitas e despesas conforme a evolução do cenário econômico.

Continue Lendo