sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

5 filmes sobre sonhos lúcidos

Os sonhos lúcidos são experiências onde o sonhador tem consciência de estar sonhando enquanto ainda está imerso no próprio sonho, diferindo dos sonhos convencionais, nos quais a pessoa pode estar completamente envolvida na experiência onírica.

Por Adeilson em 17/04/2024 às 06:22:23

Os sonhos lúcidos são experiências onde o sonhador tem consciência de estar sonhando enquanto ainda está imerso no próprio sonho, diferindo dos sonhos convencionais, nos quais a pessoa pode estar completamente envolvida na experiência onírica. Nos sonhos lúcidos, o indivíduo pode sentir que tem controle sobre o ambiente do sonho, podendo fazer escolhas conscientes e até mesmo influenciar os eventos que ocorrem.

Leia mais:

Este tema é frequentemente explorado no cinema, já que a sétima arte compartilha com os sonhos a capacidade de representar o inconsciente e os desejos humanos. Diante disso, vamos listar nossa seleção de filmes sobre sonhos lúcidos. Confira!

Índice:

Sonhando Acordado (La Science des Rêves) – 2006

La Science des rêves (2006) / Crédito: Gaumont (divulgação)
  • Atualmente não está disponível em nenhum serviço de streaming no Brasil.

Neste filme, o diretor Michel Gondry (de "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças") cria um universo onde os sonhos do protagonista se entrelaçam com sua realidade de forma visualmente deslumbrante e criativa.

La Science des rêves (2006) / Crédito: Gaumont (divulgação)

Após a morte de seu pai, o tímido jovem Stephane retorna a Paris e assume um emprego monótono em uma editora de calendários. No entanto, em seus sonhos, ele se torna um carismático apresentador de TV. Enquanto tenta conquistar sua vizinha Stephanie, Stephane busca respostas em suas fantasias, onde a linha entre realidade e imaginação se torna turva.

O filme conta com Gael García Bernal e Charlotte Gainsbourg nos papéis principais.

Ladrão de Sonhos (La Cité des enfants perdus) – 1995

La Cité des enfants perdus (1995)/ Crédito: Le Studio Canal+ (divulgação)
  • Não está disponível em nenhum streaming no Brasil atualmente.

Sob a direção de Jean-Pierre Jeunet (de "Amélie Poulain") e Marc Caro, este filme de fantasia e ficção científica mergulha em um ambiente surrealista, onde sonhos e realidades distorcidas se entrelaçam.

La Cité des enfants perdus (1995)/ Crédito: Le Studio Canal+ (divulgação)

Em um mundo distópico, Krank, um ser incapaz de sonhar, sequestra crianças para roubar seus sonhos e assim prolongar sua própria vida. Após seu irmão ser raptado pelo vilão, One, um homem de força extraordinária, parte em sua busca. Nesta aventura, ele tem a companhia de Miette, uma jovem determinada, enquanto enfrentam os perigos da cidade das crianças perdidas.

Paprika – 2006

Paprika (2006) / Crédito: Netflix, Sony Pictures Entertainment Japan (divulgação)
  • Disponível para aluguel e compra na Amazon Video, Microsoft Store e Apple TV.

Um filme de animação japonês dirigido pelo cultuado Kon Satoshi, "Paprika" é uma adaptação do romance homônimo de Tsutsui Yasutaka.

Um cientista desenvolveu um poderoso aparelho chamado DC-Mini, que permite o acesso aos sonhos das pessoas. Quando o dispositivo é roubado e os pesquisadores começam a enlouquecer, a Dra. Atsuko Chiba assume sua identidade secreta, Paprika, uma "detetive de sonhos", para investigar o mistério e mergulhar no mundo do inconsciente em busca do culpado.

Paprika (2006) / Crédito: Netflix, Sony Pictures Entertainment Japan (divulgação)

O filme recebeu elogios da crítica, sendo incluído pela Time em sua lista dos 25 melhores filmes de animação de todos os tempos. Muitos discutem se ele influenciou o filme "A Origem", que também está presente nesta lista.

A Origem (Inception) – 2010

"A Origem" ("Inception", 2010) / Credito: Warner Bros. Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Max.
  • Disponível para compra e aluguel em Google Play, Microsoft Store, Apple TV e Amazon Video.

Com direção de Christopher Nolan (trilogia "Cavaleiro das Trevas", Oppenheimer e"Interestelar") este filme de ação, suspense e ficção científica explora um mundo onde os personagens exploram os sonhos para extrair ou implantar informações.

Na trama, Dom Cobb, interpretado por Leonardo DiCaprio, é um habilidoso ladrão especializado na extração de segredos valiosos dos sonhos das pessoas. Após se tornar um fugitivo internacional, ele recebe uma oportunidade de redenção ao ser contratado para uma missão impossível: não roubar uma ideia, mas sim plantá-la na mente de seu alvo.

O elenco estrelado inclui Leonardo DiCaprio, Ken Watanabe, Joseph Gordon-Levitt, Cillian Murphy, Marion Cotillard, Ellen Page, Tom Hardy, entre outros.

Waking Life – 2001

Waking Life (2001) / Crédito: Fox Searchlight Pictures (divulgação)
  • Não está disponível para streaming.

Com direção do aclamado diretor americano Richard Linklater, conhecido por sua trilogia "Antes do Amanhecer", "Antes do Pôr do Sol" e "Antes da Meia-Noite", este filme de animação em rotoscopia explora uma série de questões filosóficas. O longa segue um protagonista preso em um estado de sonho lúcido, apresentando diálogos densos e imagens surreais.

Waking Life (2001) / Crédito: Fox Searchlight Pictures (divulgação)

Em uma realidade onírica onde a linha entre sonho e vigília se dissolve, um jovem se vê aprisionado em um estado de sonho lúcido. Entre paisagens surrealistas e personagens excêntricos, ele embarca em uma jornada filosófica profunda, buscando compreender os mistérios da consciência humana, da existência e da natureza da realidade.

Cidade dos Sonhos (Mulholland Drive) – 2001

Mulholland Drive (2001) / Crédito: Universal Pictures, Telecine (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Globoplay.
  • Disponível para aluguel e compra Google Play Movies, Microsoft Store e Apple TV.

Considerado um dos melhores filmes de todos os tempos, "Cidade dos Sonhos" é dirigido pelo cultuado diretor David Lynch, famoso por suas produções que exploram o surrealismo e o onirismo.

Após um acidente na Mulholland Drive, Rita perde a memória e encontra refúgio em um prédio. Lá, ela conhece Betty, uma jovem aspirante a atriz que tenta ajudá-la a recuperar sua identidade perdida. Enquanto isso, o cineasta Adam Kesher enfrenta desafios perigosos com a máfia relacionados à produção de seu novo filme. Todos esses eventos estão entrelaçados em uma trama misteriosa e complexa.

O filme conta com Naomi Watts, Laura Harring, Justin Theroux e Anne Miller no elenco.

Mulholland Drive (2001) / Crédito: Universal Pictures, Telecine (divulgação)

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV