sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

Peixe-dourado-meteoro existe? O que se sabe sobre a espécie rara

O peixe-dourado-meteoro é considerado uma espécie rara, pois não possui registro cientifico comprovado.

Por Adeilson em 16/04/2024 às 07:45:57

O peixe-dourado-meteoro é considerado uma espécie rara, pois não possui registro cientifico comprovado. No entanto, seu surgimento seria derivado a partir de diversas mutações do peixe-dourado comum.  Dessa forma, este tipo pode realmente existir, mas é visto em raríssimas aparições.

Uma dessas pode ter acontecido recentemente, quando alguns usuários do Reddit levaram o assunto à rede social, questionando se uma espécie de peixe-dourado encontrada em um lago seria do tipo meteoro. Entenda porque eles pensaram isso e como é exatamente esta espécie fisicamente.

Leia mais

Peixe-dourado-meteoro: lenda ou verdade?

Imagem: LUIS PADILLA-Fotografia/Shutterstock

Sem registros em fotografias, o peixe-dourado-meteoro foi considerado pela Sociedade de Aquaristas de Bristol como uma espécie oriunda de um boato ou lenda urbana.

No entanto, há uma grande possibilidade da existência da sua espécie, afinal, o peixe-dourado deu origem a várias espécies distintas, com diferentes formas, cores, estilos de barbatanas e hábitos diferentes. 

Contudo, as espécies mais comuns, encontradas em lojas de animais, possuem o tom amarelo ou a coloração dourada e podem ser as seguintes: Kinguio, Dourada, Dourado peixe do mar, Pirajuba e Dourado (Salminus Maxillosus).

Além disso, existem as espécies selvagens, que vivem em lagos e rios e os domesticados há milhares de anos em países desde a época da China antiga.

Dessa forma, acredita-se que o peixe-dourado-meteoro tenha sido originado em um desses criadores, mais precisamente no século XIX ou início do século XX. Sendo uma de suas características principais, a falta da barbatana caudal. Para sobreviver, ele se locomoveria com outra barbatana, bem como as suas nadadeiras com maior melhores desenvolvidas.

No entanto, especula-se que esse fato contribuiu, para a má reprodução de sua espécie. Além disso, o peixe-dourado-meteoro teria apresentado uma saúde mais frágil, sendo facilmente atingida pela ação de patógenos. Consequentemente, o animal nunca mais teria sido encontrado. Portanto, hoje acredita-se que a espécie seria extinta e que especulações de seu reaparecimento podem ter surgido a partir de peixes-dourados que tenham nascido com deficiência.

Ou seja, a teoria é que peixes-dourados tenham sofrido mutações e tenham nascido sem a calda, o que estaria levando algumas pessoas a acreditarem na existência ou reaparecimento do extinto ou até mesmo lendário peixe-dourado-meteoro.

Contudo, embora o surgimento de tais peixes tenha causado espanto e curiosidade em pessoas ao redor do mundo, os peixinhos-dourados caíram na graça do público. Os dois ganharam até nomes, sendo batizados de Chicken Nugget e Tater Tot.

peixe dourado
Imagem Freepik

De uma forma geral, peixes-dourados são um encanto, carregando algumas curiosidades, como:

  • Dormem de olhos abertos, pois não possuem pálpebras;
  • Sua memória chega a três meses e não três segundos como se costuma acreditar;
  • Algumas culturas cultivam a crença de que eles trazem sorte e casais recém-casados;
  • O coletivo de peixe-dourado é perturbação;
  • Em japonês significa símbolo de prosperidade e felicidade.

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV