sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

Palmeira dos Índios está há 8 dias sem secretário de saúde; lacuna mostra descaso do gestor com a área

Por Redação em 13/04/2024 às 22:33:35
Reprodução

Reprodução

Em Palmeira dos Índios, Alagoas, a ausência de um secretário municipal de saúde há mais de uma semana vem agravando os problemas no setor de saúde pública. Desde a exoneração de Jânio Marques em 5 de abril, que deixou o cargo para se candidatar nas eleições de outubro e foi subsequentemente nomeado assessor especial, o prefeito-imperador Julio Cezar (MDB) não nomeou o substituto e nem foi indicado um interino (não há portaria nesse sentido), o que compromete a eficácia dos serviços oferecidos à população.

Jânio Marques foi oficialmente exonerado de sua posição em 05 de abril de 2024, conforme a portaria assinada pelo prefeito Júlio Cezar da Silva. A nomeação de Marques como assessor especial logo após sua exoneração suscitou questionamentos sobre a continuidade administrativa e a gestão dos recursos da saúde no município.

A falta de um líder na Secretaria de Saúde já começa a ter consequências palpáveis. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local sofre com relatos de mau atendimento, a farmácia central enfrenta uma crítica falta de medicamentos, e a marcação de exames e consultas mostra atrasos inaceitáveis, com pacientes esperando meses por procedimentos essenciais.

Além disso, a ausência de um secretário efetivo interfere diretamente na administração financeira da Secretaria, com riscos de atrasos nos pagamentos dos servidores devido à falta de uma assinatura autorizada para liberar os fundos. Esta situação desencadeia uma cadeia de ineficiência que afeta não apenas os trabalhadores da saúde, mas toda a comunidade que depende de serviços públicos de saúde eficientes e contínuos.

A comunidade e os observadores da gestão pública local estão alarmados com o aparente descaso com que esta transição está sendo tratada, especialmente considerando as necessidades urgentes da população em termos de saúde. A demora na nomeação de um novo secretário transmite uma preocupante mensagem de desorganização ou falta de priorização da saúde pública pelo governo municipal.

Enquanto isso, as repercussões dessa vacância continuam a afetar o dia a dia dos cidadãos de Palmeira dos Índios, exacerbando os desafios enfrentados por uma das áreas mais críticas da administração pública. A espera por uma liderança efetiva e a rápida resolução dessa crise se fazem cada vez mais necessárias para evitar um colapso maior nos serviços de saúde do município.

Fontes da Tribuna do Sertão informam que o prefeito-imperador Julio Cezar teria oferecido à pasta a seu vice-prefeito Márcio Henrique (PODEMOS) na tentativa de demovê-lo da ideia de ser candidato a prefeito em outubro. Márcio já havia ocupado a pasta antes da pandemia e saiu de lá por motivos turbulentos com o prefeito, posteriormente, superados entre eles.


Fonte: Tribuna do Sertão

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV