sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

5 filmes sobre o perigo das Fake News

O fenômeno das fake news tornou-se uma preocupação crescente em nossa sociedade contemporânea.

Por Adeilson em 24/03/2024 às 21:09:51

Não Olhe para Cima (2021)

Don't Look Up (2021) / Crédito: Netflix (divulgação)
  • Disponível para assinantes da Netflix.

Satira política dos tempos atuais, "Não Olhe para Cima" aborda temas relacionados à desinformação, negação da ciência e manipulação da mídia.

Com direção de Adam McKay, o filme é conta com grandes estrelas no elenco, como Jennifer Lawrence e Leonardo DiCaprio. O elenco ainda conta com vários nomes de peso como Jonah Hill, Mark Rylance, Tyler Perry, Timothée Chalamet, Cate Blanchett e Meryl Streep.

A narrativa acompanha dois astrônomos que identificam um cometa em trajetória de colisão com a Terra. No entanto, ao alertarem a imprensa, autoridades e a população sobre a ameaça iminente, uma onda de indiferença, ceticismo e insensatez parece tomar conta do mundo inteiro.

Leia também:

Depois da Verdade – Desinformação e o Custo das Fake News

After Truth: Disinformation and the Cost of Fake News (2020) / Crédito: HBO Max (divulgação)
  • Disponível para assinantes do HBO Max.

Dirigido por Andrew Rossi, este documentário aborda o fenômeno das fake news nos Estados Unidos através de campanhas de desinformação disseminadas nas redes sociais e seus impactos na vida das pessoas comuns.

O filme explora como as notícias falsas são amplificadas pela tecnologia, destacando casos perigosos na vida real. O documentário também aborda teorias conspiratórias.

A Conspiração Antivacina (2021)

The Rise of the Anti-Vaxx Movement (2021) / Crédito: HBO Max (divulgação)
  • Disponível para assinantes do HBO Max.

Este documentário aborda o movimento antivacinação, perpassando sobre o uso de fake news e o negacionismo científico praticado por eles.

O filme aborda as raízes do movimento, incluindo a figura de Andrew Wakefield no início desse fenômeno. O filme também perpassa sobre o uso de informações manipuladas pelo grupo no período da pandemia de COVID-19.

A Caça (2012)

Jagten (2012) / Crédito: Nordisk Film (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

Este filme dinamarquês, dirigido por Thomas Vinterberg, lida com a propagação de informações falsas e acusações infundadas, mostrando como isso pode causar danos irreparáveis à reputação e à vida das pessoas.

Na trama, um professor do jardim de infância, interpretado por Mads Mikkelsen, tem sua vida transformada em um pesadelo. Isso ocorre devido a uma mentira inocente contada por uma criança, que leva a sérias acusações de abuso sexual infantil contra ele.

Mera Coincidência (1997)

Wag the Dog (1997) / Crédito: New Line Cinema (divulgação)
  • Disponível para alugar e comprar no Amazon Prime Video.

Barry Levinson dirigiu essa comédia satírica em 1997 que explora temas atuais como manipulação de informações e a pós-verdade. A produção conta com Dustin Hoffman e Robert De Niro no elenco.

Na trama, um escândalo sexual envolvendo o presidente dos Estados Unidos surge às vésperas das eleições. Para desviar a atenção do público, os assessores da Casa Branca contratam um produtor de Hollywood para criar uma guerra fictícia com a Albânia.

O roteiro do longa é coescrito por Hilary Henkin e David Mamet, que adaptaram livremente o romance de Larry Beinhart, "American Hero", de 1993.

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV