sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

Google Maps ganha vários recursos baseados em IA; confira

Ainda em polvorosa após lançar sua tecnologia de inteligência artificial (IA) mais avançada até agora, o Gemini, o Google está abastecendo um de seus apps mais populares com a IA: o Maps.

Por Adeilson em 18/03/2024 às 19:10:33

Ainda em polvorosa após lançar sua tecnologia de inteligência artificial (IA) mais avançada até agora, o Gemini, o Google está abastecendo um de seus apps mais populares com a IA: o Maps.

Por enquanto, os novos recursos estão em fase de testes ou limitadas a algumas localidades, relata O Globo. O primeiro deles é uma espécie de chatbot com IA generativa, lançado na semana passada para usuários dos EUA. Antes disso, ainda em 2023, o Live View, recurso de realidade aumentada (RA), foi aprimorado, além de ter lançado visão imersiva de rotas.

Leia mais:

Google Maps agora terá IA (Imagem: Reprodução/Google)

"Este é apenas o começo de como estamos turbinando o Maps com IA generativa", afirmou Míriam Daniel, vice-presidente e gerente-geral do Google Maps.

Google Maps turbinado com IA

Confira, a seguir, cada uma das novidades do Maps. Mais abaixo, você confere um resumo de cada recurso:

  • Chatbot inteligente;
  • Live View com visão ampliada;
  • Visão imersiva de rotas;
  • Tour 3D por cidades.

Chatbot inteligente

Chatbot vai sugerir lugares com base em comandos de texto (Imagem: Reprodução/Google)

O novo chat inteligente do Maps é capaz de processar pedidos de dicas de lugares e sugeri-los ao usuário. Ele está disponível desde fevereiro nos EUA, sendo testado em vários lugares;

Quer saber como chegar àquela padaria famosa ou a previsão do tempo para o piquenique no parque? É só perguntar em voz alta. A IA vai mergulhar nos dados do Google Maps para trazer exatamente o que você precisa saber.

Google

Segundo O Globo, a gigante das buscas permitirá inúmeros comandos. Por exemplo: um usuário turista em São Francisco (EUA) pode perguntar ao aplicativo: "Lugares com vibe vintage", com a IA retornando brechós com este pedido.

Se for a hora do almoço, basta perguntar: "Que tal almoçar?", no que o Maps vai trazer opções de restaurante, mas ainda sob a vibe vintage pedida na primeira pergunta.

Se chover, dá para perguntar "atividades em dia chuvoso" e receber dicas de lugares fechados, tais como teatros e cinemas. Você poderá salvá-los em uma lista e compartilhar com amigos.

Live View com visão ampliada

Com ajuda da realidade aumentada, usuário terá visão ampliada de determinado local (Imagem: Reprodução/Google)

Hoje, o aplicativo já tem o recurso denominado Live View, também chamado de Pesquisa com visualização ao vivo. Turistas que estão andando a pé costumam usar a ferramenta para achar novos destinos. Moradores também podem utilizá-la, por exemplo, para achar a direção certa ao sair do metrô (em São Paulo [SP], isso pode ser muito útil!).

Para tanto, era preciso apenas abrir o Maps, escolher o local e levantar o telefone para ver as rotas possíveis com o auxílio da RA. Com a futura atualização, além das rotas, o usuário poderá ter visão ampliada da rua com informações, como caixas eletrônicos, estações de transportes públicos, restaurantes, cafeterias, lojas, etc., tudo apenas apontando o smartphone para a direção desejada.

Com a adição, ele muda de nome: passa a se chamar Lens in Maps e, desde 2023, está disponível em mais de 50 cidades. Segundo o Google, estão, entre elas, as cidades de Montreal (Canadá), Toronto (Canadá), Vancouver (Canadá), Austin (EUA), Las Vegas (EUA), Roma (Itália), Taipei (Taiwan) e, no Brasil, São Paulo (SP).

Visão imersiva de rotas

Já pensou ver ao nível da rua o trajeto até seu destino antes mesmo de sair de casa? O Maps agora permite isso (Imagem: Reprodução/Google)

Quando visualizamos o mapa com nosso caminho, por vezes, já queremos ver o trajeto todo, como se já estivéssemos na rua, não é? Pois essa é a novidade trazida pela visão imersiva.

A partir de uma rota 3D, o usuário visualiza o trajeto da viagem, independente de ser a pé, de carro ou de bicicleta. Ainda, pode-se ver o tempo estimado de chegada e informações do clima e do trânsito.

Você pode se preparar para cada curva como se estivesse lá, com instruções detalhadas e visuais passo a passo, e usar o controle deslizante de tempo para planejar quando sair com base em informações úteis. Dessa forma, você pode facilmente evitar andar em tempo chuvoso ou trânsito intenso.

Google

Contudo, por ora, somente quem está em Amsterdã (Holanda), Barcelona (Espanha), ​​Dublin (Irlanda), Florença (Itália), Las Vegas (EUA), Londres (Inglaterra), Los Angeles (EUA), Miami (EUA), Nova York (EUA), Paris (França), São Francisco (EUA), San Jose (EUA), Seattle (EUA), Tóquio (Japão) e Veneza (Itália), tanto no Android, como no iOS.

Alguns locais no Canadá também devem receber a funcionalidade em breve, segundo informe do Google liberado em outubro do ano passado.

Tour 3D por cidades

API lançada pelo google, junto a imagens do Google Earth, permite a desenvolvedores que criem visualizações 3D de cidades para empresas (Imagem: Reprodução/Google)

Por fim, há um recurso voltado para empresas, de modo que o app seja mais imersivo para elas. Trata-se da API Aerial View, ainda em teste por desenvolvedores dos EUA.

O Aerial View propõe às companhias que integrem um vídeo 3D panorâmico e visão espacial do estabelecimento a seus clientes. Com a integração da ferramenta, espera-se que os usuários visualizem os pontos comerciais e seus arredores, podendo explorar virtualmente um bairro inteiro.

Para que os desenvolvedores criem seus mapas 3D, mas sem a necessidade de que isso ocorra do zero, o Google liberou imagens 3D do Google Earth.

Por exemplo, empresa de turismo pode criar um mapa 3D de um parque nacional com imagens fotorrealistas de montanhas, água e árvores para atrair os viajantes a visitá-lo.

Google

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV