sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

Ondas de calor e desmatamento estão por trás do aumento dos casos de dengue no Brasil

Os números da dengue estão batendo recordes neste ano no Brasil.

Por Adeilson em 18/03/2024 às 13:09:25

Os números da dengue estão batendo recordes neste ano no Brasil. E segundo um novo estudo, esse avanço da doença em todo o país, inclusive em regiões onde não era tão comum, tem uma explicação (na verdade, são várias).

Leia mais

Mosquito da dengue (Imagem: Divulgação/Fiocruz)

Fatores que levam ao aumento dos casos de dengue

O pesquisador Christovam Barcellos, do Observatório de Clima e Saúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), foi o responsável pelo trabalho, publicado no Scientific Reports da Nature.

Ele afirma que as constantes ondas de calor causadas pelas mudanças climáticas associadas à urbanização incompleta e à grande circulação de pessoas em determinadas áreas têm forte influência na recente progressão da dengue no Brasil.

O aumento também está associado a degradação ambiental, especialmente no Cerrado, que vem sofrendo com o desmatamento, queimadas e conversão de florestas em pasto. Na região, há cidades que já enfrentam as chamadas ilhas de calor, áreas de subúrbio ou periferias com péssimas condições de saneamento, o que torna mais difícil combater o mosquito Aedes aegypti.

No interior do Paraná, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, o aumento de temperaturas está se tornando quase permanente. A gente tinha cinco dias de anomalia de calor, agora são 30 dias de calor acima da média ao longo do verão. Isso dispara o processo de transmissão de dengue, tanto por causa do mosquito quanto pela circulação de pessoas.

Christovam Barcellos, pesquisador da Fiocruz)

O estudo utilizou técnicas de mineração de dados para avaliar a associação entre anomalias térmicas, fatores demográficos e mudanças nos padrões de incidência de dengue ao longo de um período de 21 anos (de 2000a 2020) nas microrregiões do Brasil. As informações são de O Globo.

calor
Ondas de calor potencializam reprodução de mosquitos (Imagem: Ed Connor/Shutterstock)

Mais de um milhão e meio de casos

  • Segundo o mais recente balanço divulgado pelo painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde, em apenas três meses neste ano, o Brasil já superou o total de casos da doença em 2023.
  • São 1.684.781 casos prováveis e 513 mortes confirmadas desde o início do ano.
  • Desde janeiro, oito estados (Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, além do Distrito Federal já decretaram estado de emergência em saúde devido à alta transmissão de dengue.
  • Entre as capitais, Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Macapá (AP), Natal (RN) e Belo Horizonte (MG) também declararam emergência epidemiológica por causa da doença.
  • O Ministério da Saúde reforça que 75% dos focos do mosquito estão dentro e no entorno das casas.

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV