sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

O que faz a chikungunya ser tão fatal? Estudo responde

Uma a cada 1 mil pessoas diagnosticadas com chikungunya morrem em decorrência do vírus, uma taxa pouco maior do que a dengue.

Por Adeilson em 15/03/2024 às 06:59:51

Uma a cada 1 mil pessoas diagnosticadas com chikungunya morrem em decorrência do vírus, uma taxa pouco maior do que a dengue. Agora, um estudo que incluiu pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) descobriu os mecanismos biológicos que fazem os casos graves se tornarem fatais: um "cavalo de Troia" que entra no sistema nervoso e ataca o cérebro.

Leia mais:

Como o vírus chikungunya vira fatal

Os pesquisadores Ingra Morales Claro, William Marciel de Souza e a professora Ester Sabino participaram do estudo internacional que investigou os mecanismos biológicos que fazem o vírus chikungunya levar a pessoa infectada à morte.

Ao Jornal da USP, os pesquisadores explicaram que o vírus foi encontrado no sistema nervoso central de pacientes que morreram em decorrência da doença.

Veja como foi a pesquisa:

  • A investigação analisou amostras de sangue, líquido cefalorraquidiano (fluido biológico produzido e armazenado no cérebro) e tecidos de 32 pacientes mortos por chikungunya no Ceará;
  • Eles também analisaram amostras de sangue de 39 pacientes com chikungunya que não evoluiu para se tornar grave e de 15 doadores de sangue saudáveis.
  • Então, eles pesquisaram como o vírus chega no sistema nervoso central.
(Imagem: iStock)

Cavalo de Troia

Eles descobriram que o vírus usa dois mecanismos para chegar ao cérebro.

O primeiro é o "cavalo de Troia": assim como na mitologia grega, os monócitos (células do sistema imunológico) são infectados pela chikungunya e adentram o sistema nervoso central. Por lá, eles liberam o vírus, que se dispersa e causa danos neurológicos;

A segunda estratégia é quando o vírus chikungunya infecta células da barreira hematoencefálica (que protegem o sistema nervoso central e o cérebro) ao alterar duas proteínas dessa estrutura. Ela funciona como um filtro, que permite a entrada de oxigênio e nutrientes e impede a entrada de patógenos. Ao infectá-la, o vírus consegue transpassá-la.

(Imagem: Vinicius R. Souza/Shutterstock)

Chikungunya

Os pesquisadores destacam que a doença pode aparecer em três formas diferentes: aguda, subaguda ou crônica. Na maioria dos casos, os pacientes têm febre alta, dor de cabeça, muscular e nas articulações, e manchas na pele por até três semanas.

Ainda, os sintomas podem durar mais tempo, com faida e dores persistindo por até 90 dias. Se o vírus se espalhar, pode chegar a outros locais do corpo, como olhos, coração e o sistema nervoso.

Eles ainda lembram que o estudo ajuda a compreender a doença, essencial para planejar programas de imunização e evitar próximas epidemias.

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV