sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

Qual plugue de tomada escolher ao importar eletrônicos?

Ao pesquisar eletrônicos internacionais, é bastante comum se deparar com diversas opções de plugue de tomada, o que pode causar confusão.

Por Adeilson em 18/02/2024 às 23:28:49

Ao pesquisar eletrônicos internacionais, é bastante comum se deparar com diversas opções de plugue de tomada, o que pode causar confusão. Dentre as mais comuns, estão a europeia, americana, britânica e australiana.

De todas as opções, apenas dois padrões são compatíveis com algumas tomadas brasileiras, sendo importante se atentar ao tipo escolhido antes de fechar a compra, para evitar a necessidade de usar um adaptador no aparelho.

Leia mais:

Conheça abaixo um pouco sobre os diferentes plugues de tomada, e saiba escolher a melhor opção para o padrão brasileiro.

Qual tipo escolher?

Imagem: Freepik

Sem dúvidas, o melhor tipo de plugue para importar para nosso país é o europeu (EU), já que nossa tomada de três pinos é compatível com o Tipo C, o padrão utilizado nos países da Europa. Esse também era um dos padrões mais comuns por aqui, antes da norma estabelecida por lei federal em 2006.

Além desse, outros tipos mais comuns de serem encontrados em sites de compra internacional, como o AliExpress, são o padrão americano, o britânico e o australiano. O primeiro são dois pinos achatados, enquanto o segundo são três pinos, dois alinhados e deitados e um maior, mais “em pé”. Já o terceiro tem três pinos achatados que formam um triângulo.

Antigamente, o Brasil já adotou o padrão de alguns países ao mesmo tempo, sendo os principais os tipos A, B e C, ou seja, americano e europeu. Com isso, as entradas de tomadas eram compatíveis com pinos achatados e redondos. Casas com instalações mais antigas ainda podem contar com esse tipo de tomada nas paredes.

Contudo, nesses casos, é necessário fazer a substituição e a melhoria da instalação elétrica do local, pois o terceiro pino é fundamental para o aterramento, evitando riscos de choques elétricos e protegendo os dispositivos.

Afinal, qual o padrão de tomadas no Brasil?

Imagem: Freepik

Ao total no mundo, existem 14 tipos de tomada diferentes. No nosso país, é utilizado o Tipo N, um padrão de três pinos com o nome técnico de NBR 14136. Seu design é compatível com o tipo C, padrão da Europa, exceto Reino Unido, Irlanda, Chipre e Malta.

Esse padrão é compatível com os dois pinos, que já foi um dos mais comuns aqui no Brasil. O terceiro pino é feito para fazer o aterramento, como uma forma de proteger o dispositivo e a rede elétrica da casa, de maneira geral.

Imagem: Freepik

Esse tipo de plugue, também é usado atualmente na África do Sul, é recente, já que antes disso o padrão de tomadas em nosso país era um pouco bagunçado, podendo ser encontrados produtos com o Tipo A, Tipo B ou Tipo C. Com isso, muitas tomadas no país ainda são compatíveis com esses três padrões.

O Tipo A é o padrão dos Estados Unidos e em outros países, como o Japão. Já o Tipo B é uma variação do A, com um pino a mais para o aterramento, sendo uma variação do Tipo C europeu.

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV