sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

O que causa as estações do ano?

As quatro estações são muito mais do que um disco de Sandy e Júnior.

Por Adeilson em 14/01/2024 às 23:19:39

As quatro estações são muito mais do que um disco de Sandy e Júnior. Classificadas como períodos distintos do ano, caracterizados por padrões climáticos e variações na incidência de radiação solar. Essas variações sazonais influenciam aos padrões naturais da Terra. Vamos conhecer mais sobre o que causa as estações do ano?

Leia mais:

Cientificamente falando, uma estação do ano é um período anual com características climáticas distintas, influenciado pela inclinação axial da Terra em sua órbita ao redor do Sol. Essas mudanças climáticas naturais influenciam desde a folhagem de árvores até padrões migratórios de aves e insetos como as borboletas-monarcas.

Diretamente influenciadas pela posição da Terra em relação ao Sol durante sua órbita, as estações do ano servem como medida de tempo há muito tempo. Nosso planeta gira em torno de si em uma inclinação de aproximadamente 23,5 graus. Quando a Terra está no ponto mais próximo do Sol, ocorre o solstício de verão no hemisfério que está apontado para o sol naquele momento.

Solstício de verão e de inverno ocorrem nos dois hemisférios de maneira oposta. Imagem: KajaNi / Shutterstock

Durante esse período, os raios solares atingem essa região mais diretamente, resultando em dias mais longos e temperaturas mais altas. Já no solstício de inverno a terra também está em seu ponto mais próximo do Sol, porém o hemisfério se encontra apontado para a outra direção, resultado em dias mais curtos e temperaturas mais frias.

As estações intermediárias, primavera e outono, ocorrem nos equinócios, quando a luz solar é distribuída de maneira mais uniforme em ambos os hemisférios, resultando em dias e noites de duração quase igual.

Por que as estações são diferentes nos hemisférios?

outono 2022
LilKar/Shutterstock

A varição das estações do ano nos hemisférios da Terra está ligada diretamente à inclinação do eixo do nosso planeta. Quando é inverno no Canadá, faz calor em Recife e vice-versa.

Essa diferença ocorre porque durante a órbita do nosso planeta Terra, devido à inclinação do planeta, partes diferentes do dele recebem mais ou menos radiação solar. Durante o verão no hemisfério norte, a inclinação da Terra favorece essa parte do planeta em relação aos raios solares. No inverno o inverso ocorre.

Essa mudança sazonal afeta diretamente as características climáticas do nosso planeta. O ciclo natural de cada hemisfério depende das variações sazonais de temperatura e luz solar para poder existir. Várias espécies de plantas dependem do frio do inverno para germinar suas sementes, enquanto durante o verão, com maior abundância de energia vinda do Sol, as plantas podem crescer mais rapidamente e mais saudáveis.

As regiões mais afetadas pelas mudanças das estações são aquelas localizadas em latitudes médias, como o sul do Brasil. Nelas as mudanças sazonais são mais perceptíveis, com invernos rigorosos e verões quentes. Em áreas equatoriais, as mudanças de temperatura são menos pronunciadas ao longo do ano.

Pedaço de geleira despencando no mar por conta das mudanças climáticas
(Imagem: Bernhard Staehli/Shutterstock)

Mas, com as mudanças climáticas provocadas pelos seres humanos, as estações vão se tornando cada vez mais intensas, devido à desregulação dos processos de aquecimento e resfriamento global. Esse desequilíbrio climático vai resultar cada vez mais em eventos extremos, de ondas de calor mais intensas a invernos rigorosos, passando por padrões de precipitação imprevisíveis, as mudanças climáticas vão seguir desafiando a estabilidade e a previsibilidade que historicamente caracterizaram as estações do ano.

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV