A AMI, associação que representa 83 meios de comunicação espanhóis, entrou com um processo contra a Meta alegando concorrência desleal no mercado publicitário. De acordo com a Reuters, a ação do grupo pede 550 milhões de euros (US$ 598 milhões) pela desvantagem.
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Segundo a ação, a maioria dos anúncios da big tech utilizam dados pessoais obtidos sem o consentimento expresso dos clientes e, portanto, violam as regras de proteção de dados.
Vale pontuar que essa não é a primeira vez que a imprensa decide brigar pelo território de publicidade, o mais lucrativo no que diz respeito ao ramo on-line.
Em junho deste ano, a Gannett, maior rede de jornais dos EUA, processou o Google por monopolizar o mercado de publicidade online, violando as leis antitrustes do país — a ação também está longe de ser a primeira do tipo que a big tech enfrenta, já tendo na ficha outros processos relacionados.
Importante destacar também que, em 2014, o governo espanhol forçou o encerramento do serviço Google News baseado no mesmo princípio de competitividade. Em 2022, no entanto, uma nova lei aprovou que os meios de comunicação passassem a negociar diretamente com as gigantes tech.
Fonte: Olhardigital