O problema dos resíduos na indústria da moda não é de hoje e, à medida que o mundo se compromete com desafios sustentáveis e metas ambiciosas, é preciso encontrar soluções para minimizar o impacto dos têxteis. A União Europeia, por exemplo, está pressionando o setor a promover a reciclagem dos resíduos.
No entanto, há controvérsias: algumas ONGs dizem que a reciclagem é apenas mais uma forma de permitir que as empresas do ramo produzam roupas em escala inaceitável, agora com um pretexto de que elas podem ser reaproveitadas.
Para Paul Foulkes-Arellano, consultor de economia circular ao site TechXplore, as marcas precisam atingir níveis elevados de reciclagem em velocidade muito rápida se quiserem continuar produzindo sem sofrer penalidades da UE.
Pensando nisso, o site AFP conversou com especialistas do setor para entender algumas soluções para a reciclagem na indústria da moda frente à pressão por atividades mais sustentáveis.
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O estado do material descartado também importa na hora da reciclagem e a empresa Saentis Textiles veio com uma solução: uma máquina própria e patenteada que pode reciclar o algodão da composição com um mínimo de danos às fibras. Assim, é possível reutilizar esse material em novos produtos têxteis.
A companhia vende as máquinas diretamente para as empresas e já conta com a adesão da IKEA, Patagonia e Tommy Hilfiger.
Outra questão das marcas de roupa é manter um estoque de produtos, o que demanda a produção de quantidades de peças. Como solução, a empresa Unspun afirmou ter inventando a primeira máquina de tecelagem 3D, que pode criar roupas (inclusive jeans, que demandam longas etapas de produção) de tamanhos personalizados em menos de 10 minutos.
As emissões de carbono envolvendo a indústria da moda (e outros setores) também chama a atenção e a Rubi Labs criou uma forma de capturar esses gases estufa residual das fábricas, mais especificamente o dióxido de carbono, e transformá-los em celulose, que pode ser usada para fazer novos fios.
Esse processo ainda não está disponível em grande escala, mas em julho a empresa anunciou uma parceria com o Walmart para testar a inovação na prática.
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Fonte: Olhardigital