sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

Hubble descobre planeta "vizinho" parecido com a Terra

O Telescópio Hubble segue fazendo descobertas incríveis mesmo estando há mais de 30 anos em atividade.

Por Adeilson em 18/11/2023 às 06:51:45

O Telescópio Hubble segue fazendo descobertas incríveis mesmo estando há mais de 30 anos em atividade. Dessa vez o equipamento mediu o tamanho de um exoplaneta relativamente próximo da Terra e que conta com algumas características em comum com o nosso planeta.

Denominado LTT 144A5, o exoplaneta é o mais próximo da Terra que passa pela face de uma estrela vizinha, esse tipo de alinhamento é denominado “em trânsito”. As observações do Hubble mostram que o planeta faz um trânsito normal através do disco da estrela, produzindo um tamanho real de apenas 1,07 vezes o diâmetro da Terra.

Dessa forma, ele é um planeta rochoso, como a Terra e com a mesma gravidade. Entretanto, um fator dificulta a presença de vida por lá: a temperatura. Isso porque a superfície do planeta mede cerca de 260 graus Celsius, quente demais para as formas de vida conhecidas.

Planeta perto da Terra, mas nem tanto

O exoplaneta está a apenas 22 anos-luz de nós, o que parece longe, mas é bem perto para distâncias espaciais. Ele foi descoberto pela primeira vez em 2022, mas na época o Transiting Exoplanet Survey Satellite da NASA, responsável pelo registro, não tinha resolução necessária para medir o tamanho e registrar mais detalhes.

Leia mais:

"Havia uma chance de esse sistema ter uma geometria infeliz e, se fosse esse o caso, não mediríamos o tamanho certo. Mas com as capacidades do Hubble acertamos o seu diâmetro ", disse Emily Pass, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, em Cambridge, Massachusetts.

O planeta orbita a estrela LTT 1445A, que faz parte de um sistema triplo de três estrelas anãs vermelhas que fica a 22 anos-luz de distância, na constelação de Eridanus. "Os planetas em trânsito são emocionantes porque podemos caracterizar as suas atmosferas com espectroscopia, não apenas com o Hubble, mas também com o Telescópio Espacial James Webb . A nossa medição é importante porque nos diz que este é provavelmente um planeta terrestre muito próximo. Estamos ansiosos por observações subsequentes que nos permitirão compreender melhor a diversidade de planetas em torno de outras estrelas", finalizou Pass.

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV