sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

Dez escolas de AL são agraciadas com selo da Unesco por promovem a cultura de paz

Por Redação em 14/09/2023 às 09:16:16
Reprodução

Reprodução

Dez escolas da rede estadual receberam uma notícia especial nesta semana. Elas foram agraciadas com o selo do Programa das Escolas Associadas (PEA) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A Rede PEA é a representação da Unesco nas escolas de educação básica de todo o mundo que promovem ações e projetos voltados à cultura de paz e ao desenvolvimento sustentável. Atualmente, reúne 11 mil unidades de ensino de 180 países.

As dez novas associadas da Rede PEA são as escolas estaduais Professora Edleuza Oliveira da Silva, de São Miguel dos Campos; Professora Laura Chagas de Assis, de Santana do Ipanema; Ângelo de Abreu, de Olho d'Água das Flores; Luiz Bastos, de Canapi; Dom Eliseu Maria Gomes de Oliveira, de Japaratinga; Nossa Senhora da Apresentação, de Porto Calvo; Senador Arnon de Mello, de Feliz Deserto; Professora Judith Nascimento da Silva, de Messias; e Carlos Gomes de Barros e Monsenhor Clóvis Duarte de Barros, de União dos Palmares.

As unidades foram selecionadas a partir de seus projetos pedagógicos e, ao se tornarem associadas, assumem o compromisso de serem embaixadoras de valores voltados à cultura de paz.

"A notícia de que tivemos dez escolas selecionadas para receber o Selo Unesco, graças a projetos que fomentam a cultura da paz, enche-nos de muita alegria. Sabemos que este também é o sentimento do governador de Alagoas, Paulo Dantas. Parabenizamos a todos os servidores e estudantes envolvidos neste processo, na certeza de que continuaremos trabalhando firme para termos um ensino cada vez melhor na rede estadual", celebra o secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão.

O superintendente do Desenvolvimento do Ensino Médio, Ricardo Lisboa, por sua vez, conta que a mobilização em busca do Selo da Unesco começou ainda em 2019, e que as dez escolas escolhidas farão parte de uma grande rede colaborativa sintonizada com as discussões em pauta no mundo, a exemplo do desenvolvimento sustentável.

"Termos dez escolas contempladas de um só vez na Rede PEA Unesco é uma grande vitória, pois estamos inserindo as mesmas em um projeto formidável, que é a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. E inserindo estas instituições em uma grande rede colaborativa que trabalhará temas como a erradicação da pobreza, a cultura de paz e a preservação do planeta, também promovemos o protagonismo juvenil, fortalecendo o processo de aprendizagem. É uma discussão antenada com o que se constrói no mundo", avaliou Ricardo.

Em Alagoas, também são associadas da Rede PEA-Unesco escolas das redes privada e municipais de Maceió, Arapiraca e Maragogi.

Colhendo bons frutos

A Escola Estadual Judith Nascimento, de Messias, foi uma das dez agraciadas com o Selo graças às ações e práticas colaborativas que desenvolve em parceria com o Conselho Tutelar do município e o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS). Essas ações permitiram, inclusive, que a escola reduzisse situações de violência e de crise ansiedade no ambiente escolar.

"No caso do CAPS, fizemos uma parceria por meio da qual uma psicóloga promove atendimentos, uma vez por semana, junto a estudantes e servidores. Percebemos que, depois disso, as crises de ansiedade caíram drasticamente", relata o diretor Cláudio de Farias.

O ano de 2023, por sinal, tem sido de muitas conquistas para a unidade de ensino. Além do Selo Unesco, a escola teve uma equipe medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), enquanto a estudante Éllydy Mayane Gonçalves da Silva foi selecionada para representar Alagoas no Programa Jovem Senador.

"Este tem sido um ano incrível para a nossa escola e, para fecharmos com "chave de ouro", esperamos melhorar o nosso desempenho na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica, o Saeb. Em 2021, alcançamos 3,7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. Este ano, queremos alcançar ou superar a meta de 4,2", reforça o diretor.

Fonte: Secom Alagoas

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV