sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov. TEM,TEM,TEM - abril

Semana do Folclore promove espetáculos para alunos de escolas públicas

Por Redação em 23/08/2023 às 09:00:07
Reprodução

Reprodução

A abertura da Semana do Folclore Alagoano no palco do Teatro Deodoro vai homenagear os 90 anos do mestre Jacinto Silva. Com diversos artistas alagoanos reunidos para representar a discografia do cantor, as comemorações vão seguir no Complexo Cultural da Diteal durante os dias 29 e 30 de agosto.

A programação, idealizada para estudantes da rede de ensino pública, vai prestigiar a cultura popular com danças artísticas como coco de roda e pastoril, apresentadas pela Cia Cultural Flor Q"se Cheire. Além de muita música com o Instituto de Cultura Ero Dictus, o Coletivo Nossa Gente Alagoana mostrará outras expressões culturais do estado.

A Presidente da Diteal, Sandra Menezes, destacou a participação da Diretoria de Teatros na programação. "A ideia desse evento é de grande importância para a sociedade, promover e democratizar cultura para todos, esse é o objetivo do governo Paulo Dantas", disse Sandra.

Ela ainda acrescentou que o folclore é uma expressão artística que tem como base elementos de todos os nossos povos, passado por gerações. "O Folclore Alagoano é muito rico. Temos bumba meu boi, cavalgada, coco de roda, pastoril e muita música que serão representadas tanto no Teatro Deodoro como no Complexo Cultural"

Jacinto Silva

Nascido em 23 de agosto em Palmeira dos Índios, o famoso cantor e compositor alagoano se integrou ao folclore do estado por suas produções musicais icônicas e memoráveis, que serão relembradas no palco do Teatro Deodoro, pelos artistas alagoanos: Wilma, Rogério Dyaz, Gustavo Rolo, Renault Guimarães, Junior Core, Marvin Silva, Emerson Juan, Cosme Rogério, Gabriela Cravi Canela, Fidellis, Rafa Cavalcante, e a banda Poesia Musicada no Pandeiro.

A vida e obra de Jacinto também renderá um bate-papo com o professor e poeta Tainan Canário e o professor e historiador Luciano José, e suas produções que ganharam vida no cenário popular alagoano. O evento é totalmente gratuito e aberto ao público.

Cia Cultural Flor Q"se Cheire

Criada durante a pandemia da Covid-19, amigos e amantes da cultura popular manifestaram o desejo em criar um grupo cultural renovando assim suas esperanças e suas expectativas sobre o cenário cultural popular alagoano. Assim, foram formados grupos de danças como o Pastoril Flores de Maria, o Côco de Roda Cheiro de Fulô e o Baianá Alfazemas Cheirosas. A Cia conta com um mestre de folguedos, agentes culturais, atores, professor de teatro, músicos, dançarinos, todos em harmonia e coesos. O princípio fundamental da Cia é a Educação e a Arte.

Instituto de Cultura Ero Dictus

Parceiros da Diteal, Ero Dictus promove a música erudita de uma maneira didática e educativa para seu público alvo, jovens da rede pública de ensino, no projeto mensal Quartas Eruditas, o grupo que fornece a arte erudita acessível para todos fará parte das comemorações da semana do folclore, com um repertório para agraciar a cultura popular alagoana.

Coletivo Cultural "Nossa Gente Alagoana"

O coletivo, atuante há 13 anos no estado de Alagoas, tem como objetivo agregar os valores culturais do nosso estado através dos folguedos alagoanos. O festejo é carregado de dança, música, teatralidade e muitos elementos culturais representantes da nossa terra.

Se tornou uma das expressões culturais em foco na nossa comemoração. O folguedo é representado pela energia contagiante da terceira idade, que mostra toda a riqueza de um dos nossos patrimônios folclóricos.

Fonte: Secom Alagoas

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV