Pref arapiraca - AQ. DE ALIMENTOS - 863
p.contas GOV
Detran 20-27.10
sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov fev - TEM,TEM,TEM 1 - Nov A.

Macei√≥ firma cooperação t√©cnica na √°rea de educação com munic√≠pio de Sobral, no Cear√°

Por Redação em 23/08/2023 às 08:58:26
Reprodução

Reprodução

O município de Maceió firmou um Acordo de Cooperação Técnica com a cidade de Sobral, no Cear√°, que vem liderando o Índice de Desenvolvimento da Educação B√°sica (Ideb) no País. A solenidade ocorreu na manhã desta terça-feira (22), durante o semin√°rio "Gestão de resultados", uma das ações do projeto Se liga no Ideb!, que ocorreu no Hotel Ritz Lagoa da Anta, na Cruz das Almas.

O documento foi assinado pela secret√°ria de Educação de Maceió, Jó Pereira, pelo secret√°rio-adjunto de Educação de Sobral e presidente da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional, Amauri Gomes, e pelas subsecret√°rias de gestão educacional e pedagógica de Maceió, No√™mia Barroso e Vilma dos Santos, respectivamente.

O acordo possibilitar√° um relevante interc√Ęmbio de técnicos, gestores, professores e pesquisadores com o intuito de aperfeiçoar a formação e difundir pr√°ticas educacionais inovadoras, tendo em vista o modelo de gestão educacional de Sobral, que est√° entre os melhores índices de aprendizagem do Brasil.

"Essa cooperação vai nos permitir estar juntos. É uma cooperação técnica de mão dupla e isso é muito bom. Com o apoio fundamental do nosso prefeito JHC à Educação, estamos aqui para dar continuidade a nossa missão de transformar vidas através da educação", afirmou Jó Pereira.

Ainda durante a solenidade, a secret√°ria pontuou que est√° ciente dos desafios históricos da educação pública municipal, mas garantiu comprometimento em vencer obst√°culos e avançar sempre, referindo-se ao Sistema de Avaliação da Educação B√°sica (Saeb), cujo resultado contribui para o Índice de Desenvolvimento da Educação B√°sica (Ideb).

"A prova Saeb é o retrato de um dia, mas ela carrega no seu resultado dias, semanas, meses, muitas vezes anos de dedicação e desafios. Estamos juntos nessa, Semed e rede de ensino, conscientes dos nossos desafios, estamos focados em, dentro das nossas possiblidades, com muita determinação e muito trabalho, tentar super√°-los. Não podemos perder nunca a alegria de apoiar, fazer agora, nos próximos dias, semanas, meses, o fazer acontecer da nossa missão, o sucesso de cada aluno envolvido nessa avaliação. Sucesso esse que envolve o trabalho de todos voc√™s, professores, coordenadores e diretores", ressaltou Jó.

A secret√°ria de Educação prosseguiu afirmando esperar que, no futuro, as provas Saeb e outras avaliações sejam desafios bem menos carregados de dificuldades. "Essas avaliações t√™m que ser justas para todos envolvidos nessa missão. É essa razão de insistirmos tanto em nossos diagnósticos, planejamento, porque vamos sim, construir melhores condições de trabalho na

educação, com tecnologia, valorização e respeito a voc√™, profissional, e as nossas crianças e jovens, que são por quem trabalhamos", frisou.

O secret√°rio-adjunto de Educação de Sobral, Amauri Gomes, agradeceu o convite da Semed e aproveitou para convidar o corpo técnico da rede pública municipal de ensino para participar fazer uma imersão técnica na Secretaria de Educação de Sobral (CE), bem como participar de cursos formativos daquele município, que é líder do Ideb.

Para a subsecret√°ria de gestão educacional de Maceió, No√™mia Barroso, o momento é de motivação para os docentes . "Esse acordo é para fortalecer toda a rede, especialmente para os nossos resultados. Estamos com o projeto Se liga no Ideb! favorecendo a formação continuada dos professores dos 5¬ļ e 9¬ļ anos e gestores escolares. É um momento de integração e motivacional", informou.

A subsecret√°ria de gestão pedagógica de Maceió, professora Vilma dos Santos, explicou que este acordo é o início de uma nova fase, mas também a continuidade de um longo trabalho j√° desenvolvido. "Esse momento é grandioso para nós por estamos dando continuidade às ações que j√° v√™m sendo desenvolvidas na rede de ensino de Maceió, então, agradeço a todos pelo empenho de esforços construindo a melhor educação que podemos oferecer", disse.

Semin√°rio

Além da assinatura da cooperação técnica, professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares assistiram, no período da manhã, as palestras "Compreendendo a escala de profici√™ncia do Saeb", ministrada pelo professor doutor Helciclever Barros; e " Avaliação Diagnóstica e formativa: corrigindo rotas para avançar na aprendizagem", apresentada pela professora Maria F√°tima Holanda.

À tarde, o público prestigiou a palestra "Formação de gestores para uma gestão de processo baseado na liderança, no planejamento e no foco da aprendizagem" , com o professor-doutor Herbert Lima.

Também houve formações para os professores dos 5¬ļ e 9¬ļ anos, cujos temas abordados foram "A avaliação ao longo dos anos no município de Maceió", com Ariana Viana; "Habilidades e compet√™ncias de Língua Portuguesa", com Daniela Pistori, Rosemary Varella; e "Habilidades e compet√™ncias de Matem√°tica", com Juliana Baroni e Diogo Pinho.

Fonte: Secom Maceió

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
CESMAC 50 - NOV2023
SESI novo 2024

Coment√°rios

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3