sebrae 728x90
Maio Amerelo Detran
Arapiraca - 17.05-31.05

GH200: Nvidia lança novo super chip para IA avançada

A Nvidia, já líder de mercado no fornecimento de processadores de alta performance para uso em inteligência artificial (IA) generativa, está prestes a lançar um chip ainda mais potente, em resposta à crescente demanda por execução de modelos de IA avançados.

Por Adeilson em 08/08/2023 às 19:00:49

A Nvidia, já líder de mercado no fornecimento de processadores de alta performance para uso em inteligência artificial (IA) generativa, está prestes a lançar um chip ainda mais potente, em resposta à crescente demanda por execução de modelos de IA avançados.

A empresa anunciou oficialmente a disponibilidade do super chip GH200, projetado para lidar com “as cargas de trabalho mais complexas de IA generativa, abrangendo grandes modelos de linguagem, sistemas de recomendação e bancos de dados vetoriais”.

Com a mesma GPU que o H100, atualmente o mais poderoso e popular produto de inteligência artificial da Nvidia, o GH200 oferecerá o triplo da capacidade de memória.

Leia mais:

O chip GH200

  • O GH200, que chegará ao mercado no segundo trimestre de 2024, trará a mesma unidade de processamento gráfico (GPU) do H100, a oferta mais potente e popular da Nvidia no campo da IA.
  • No entanto, a capacidade de memória do GH200 será triplicada em relação à do H100.
  • Atualmente, os sistemas equipados com a linha H100 estão sendo comercializados por cerca de US$ 40.000, porém a Nvidia ainda não divulgou o preço do GH200.
  • A empresa informou que os sistemas com o GH200 estarão disponíveis a partir do segundo trimestre de 2024.

Para atender à crescente demanda por IA generativa, os centros de dados necessitam de plataformas de computação acelerada com necessidades especializadas. A nova plataforma GH200 Grace Hopper Superchip oferece isso com tecnologia de memória excepcional e largura de banda para melhorar o rendimento, a capacidade de conectar GPUs para aumentar o desempenho de forma agregada sem comprometer, e um design de servidor que pode ser facilmente implementado em todo o centro de dados.

Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia

Nvidia e IA generativa

(Imagem: jejim / Shutterstock.com)
  • A Nvidia possui um quase monopólio em GPUs capacitadas para IA generativa.
  • Provedores de nuvem como AWS, Azure e Google utilizam as GPUs Nvidia H100 Tensor Core e oferecem serviços para ajudar os clientes a iniciar projetos com grandes modelos de linguagem, buscando se diferenciar no mercado.
  • A empresa também enfrenta concorrência da AMD, que planeja aumentar a produção de suas próprias GPUs para IA no quarto trimestre deste ano.
  • Os modelos de IA complexos demandam GPUs poderosas para que o sistema possa realizar os cálculos necessários para gerar textos ou imagens.
  • A execução desses modelos requer uma enorme capacidade de processamento, e mesmo com as GPUs H100 da Nvidia, em alguns casos é necessário dividir os modelos entre várias GPUs para garantir o funcionamento adequado.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
Clinica Sesi 25.03
CESMAC 2024.2 728x90 l1

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV