sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov tem tem - marco

Bolsonaro chega a Santa Catarina para sobrevoar áreas atingidas por 'ciclone bomba'

Por Redação em 04/07/2020 às 10:39:11

De helicóptero, ele deve ver os estragos nas três das regiões catarinenses mais afetadas pelo fenômeno na terça. Avião com o presidente Jair Bolsonaro desembarca no aeroporto de Florianópolis.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, chegou às 8h20 deste sábado (4) a Santa Catarina. Ele desembarcou no aeroporto de Florianópolis e depois seguiu de helicóptero para sobrevoar as regiões mais atingidas pelo "ciclone bomba".

Ao deixar o avião, Bolsonaro usava máscara e conversou com autoridades e tirou fotos com algumas pessoas que o aguardavam. A vice-governadora Daniela Reinehr foi quem inicialmente recebeu o chefe de Estado. Os senadores Dário Berger (MDB), Esperidião Amin (PP) e Jorginho Mello (PL) também estavam acompanhando a comitiva.

Ao menos 185 cidades catarinenses tiveram danos registrados com o fenômeno climático, que causou ao menos 10 mortes em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Chegada do presidente Bolsonaro em Florianópolis

Bolsonaro viajou a Santa Catarina para reforçar o apoio na reconstrução e na ajuda humanitária que o governo federal prometeu dar ao estado. O sobrevoo iniciou às 8h40 e deve seguir até as cidades da Grande Florianópolis. Duas aeronaves da comitiva fazem o sobrevoo.

Aeronave da comitiva do presidente

Diórgenes Pandini/ NSC

A expectativa é que ele faça uma breve reunião com autoridades catarinenses após o voo para explicar como irá ocorrer a liberação de recursos federais que auxiliem no trabalho de reconstrução. O governador Carlos Moisés deve participar por videoconferência, pois está com Covid-19 e em quarentena.

Esta é a terceira visita de Bolsonaro a Santa Catarina como presidente. No ano passado ele esteve em Camboriú, para a abertura do Congresso dos Gideões, em maio, e em Florianópolis para um evento na Academia Nacional da Polícia Rodoviária Federal, em outubro.

Pelo menos seis escolas foram interditadas em Governador Celso Ramos após o ciclone

Prefeitura de Governador Celso Ramos/Divulgação

'Ciclone bomba' e Defesa Civil Nacional

Secretário da Defesa Civil Nacional sobrevoa áreas atingidas por ciclone em SC

Na terça-feira (3) um "ciclone bomba" atingiu todas as regiões catarinenses, destelhando casas, derrubando árvores e postes e deixando mais de 1,5 milhão de imóveis sem energia. Nove pessoas morreram, outras nove se feriram e duas estão desaparecidas. A Defesa Civil contabiliza os prejuízos e na quinta-feira o governo estadual decretou calamidade pública.

Já na sexta-feira (3) uma comitiva da Defesa Civil Nacional chegou ao Estado para também sobrevoar as cidades atingidas e analisar os estragos causados pelo fenômeno.

Estrutura de empresa desabou em Tijucas com passagem de ciclone e três trabalhadores morreram

Prefeitura de Tijucas/Divulgação

O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, visitou alguns dos locais atingidos, como Tijucas, onde três trabalhadores morreram. Ele foi acompanhado pelo chefe da defesa civil de Santa Catarina, João Batista Cordeiro.

O sobrevoo desta sexta-feira passou pelas cidades de Governador Celso Ramos, Tijucas, Ilhota e Balneário Camboriú. Até segunda-feira (6) ele pretende ir em todos os locais atingidos.

Ciclone bomba afeta clima no Sul e no Sudeste; veja 5 curiosidades sobre esse fenômeno

Veja outras notícias do estado no G1 SC

Fonte: G1

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
SESI novo 2024

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV