segunda-feira, 07 de setembro de 202615:26:42
Sol
TV Alagoas
PolíticaJustiça Federal suspende mina de lítio em Minas GeraisPolíticaFachin aguarda explicações de ministros sobre crise no STFGeralPúblico acorda cedo para assistir ao desfile de 7 de Setembro em BrasíliaPolíticaHenrique Chicão é investigado pelo Ministério Público Eleitoral por suposta ocultação de patrimônioGeralBLOG GG SAMPAIO | ALAGOAS PRECISA PENSAR ALÉM DO AGORAPolíticaAfD conquista vitória histórica nas eleições estaduais da Saxônia-AnhaltPolíticaAgenda dos presidenciáveis para o feriado de 7 de SetembroInternacionalAcidente com avião de carga em Miami deixa 5 mortosCulturaRádio Nacional lança série especial do programa No Mundo da BolaEconomiaSenado aprova MP que zera imposto sobre compras internacionais até 50 dólaresGeralMega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 48 milhões; veja os númerosGeralIBGE lança mapas-múndi inéditos a partir de amanhã, 7 de setembro

PF abre inquérito para apurar ações gravadas para programa de TV em aeroportos de SP

Redação31 de maio de 2026
PF abre inquérito para apurar ações gravadas para programa de TV em aeroportos de SP

A Polícia Federal abriu inquéritos para apurar se analistas e auditores da Receita Federal atuaram fora de suas atribuições em ações gravadas para o programa “Aeroporto: Área Restrita” nos terminais de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo.

A Polícia Federal abriu inquéritos para apurar se analistas e auditores da Receita Federal atuaram fora de suas atribuições em ações gravadas para o programa “Aeroporto: Área Restrita” nos terminais de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo. As informações são do UOL.

As apurações miram detenções, interrogatórios e o uso de armas longas por servidores da Receita, apontados pela PF como possíveis casos de usurpação de função, abuso de autoridade e porte irregular de armamento. A Receita nega irregularidades e afirma que as operações ocorreram no âmbito da fiscalização aduaneira.

Em Guarulhos, uma ação da Receita em dezembro de 2024 resultou na detenção de duas pessoas sob suspeita de tráfico. Uma delas foi liberada após os analistas concluírem que houve engano. Imagens de câmeras de segurança obtidas pelo UOL mostram um analista portando fuzil com o dedo no gatilho durante um interrogatório. Segundo a PF, a abordagem antecipada da Receita frustrou uma investigação em curso.

Publicidade
Cesmac

A Receita afirma que havia identificado movimentação de uma quadrilha no entorno do aeroporto em diferentes ocasiões e que acionou a PF em duas delas, sem retorno. Em Viracopos, em maio de 2025, houve cena semelhante, com interrogatório conduzido por servidores da Receita; ambos os episódios motivaram a abertura de inquéritos.

As cúpulas da Receita e da PF discutem um protocolo para atuação conjunta em áreas alfandegadas, como portos e aeroportos, para reduzir atritos operacionais. A produtora Moonshot, responsável pelo programa “Aeroporto: Área Restrita”, afirmou que a atração "se caracteriza como um docu-reality factual, que documenta atividades reais desempenhadas por órgãos públicos no ambiente aeroportuário" e que a narrativa observa protocolos técnicos, sem encenação.

▶ Ver conteudo original

Fonte: Info Money

Tags:
Receita federalAeroporto: área restritaViracoposGuarulhosbrasilPolícia federal

Continue Lendo