segunda-feira, 07 de setembro de 202619:38:09
Sol
TV Alagoas
InternacionalNepal busca 100 trabalhadores presos após enchentes devastadorasCulturaExposição 'Amazônicas' no CCBB RJ destaca arte de mulheres da AmazôniaGeralAmbulantes buscam sustento durante o Desfile de 7 de Setembro em BrasíliaGeralDesfile cívico-militar do Dia da Independência ocorre em BrasíliaCulturaRádio Nacional comemora 90 anos com programação especial de memóriasGeralPrescrição de produtos veterinários sujeitos a controle especial é tema de palestra para médicos-veterinários e estudantes da área em ArapiracaPolíticaPresidente do TRE/AL visita Zonas Eleitorais no sertão e em ArapiracaPolíticaJustiça Federal suspende mina de lítio em Minas GeraisPolíticaFachin aguarda explicações de ministros sobre crise no STFGeralPúblico acorda cedo para assistir ao desfile de 7 de Setembro em BrasíliaPolíticaHenrique Chicão é investigado pelo Ministério Público Eleitoral por suposta ocultação de patrimônioGeralBLOG GG SAMPAIO | ALAGOAS PRECISA PENSAR ALÉM DO AGORA

Mercado eleva de novo projeção para inflação e dólar em 2025, aponta Focus

Redação30 de dezembro de 2024

O mercado financeiro elevou pela décima primeira vez seguida suas projeções para a inflação ao final de 2025, ao mesmo tempo em que também aumentou as expectativas para a taxa básica de juros ao final de 2026, de acordo com a última edição de 2024 do relatório Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira.

O mercado financeiro elevou pela décima primeira vez seguida suas projeções para a inflação ao final de 2025, ao mesmo tempo em que também aumentou as expectativas para a taxa básica de juros ao final de 2026, de acordo com a última edição de 2024 do relatório Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira.

Segundo o levantamento realizado pelo BC junto a uma centena de economistas, a previsão para o IPCA ao final do ano que vem agora é de 4,96% ao ano, ante 4,84% na semana anterior, mantendo-se acima do teto da meta, que é de 4,5%. Foi a décima primeira vez seguida que os economistas consultados pela autoridade monetária elevaram suas projeções para a alta dos preços no ano que vem.

Ainda para 2025, os economistas também elevaram a estimativa para o dólar, agora em 5,96 reais, ante 5,90 na semana anterior, na nona semana seguida em que elevaram a previsão de fechamento da divisa norte-americana para 2025.

Publicidade
Cesmac

Os economistas ainda mantiveram a estimativa para a Selic ao final do ano que vem, em 14,75%, e reduziram marginalmente a estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), agora em 2,01%, ante 2,02%.

2026

Para 2026, a pesquisa mostrou que, pela quinta semana seguida, os economistas elevaram a projeção para a Selic, agora em 12%, ante 11,75% na semana anterior. Também foram elevadas as estimativas para o dólar — pela sétima semana seguida, agora em 5,90 reais ante 5,84 reais — e para inflação, atualmente em 4,01%, contra 4% uma semana atrás. Em relação ao crescimento da economia, a pesquisa apontou ligeira redução na previsão, atualmente em 1,8%, ante 1,9%

Com relação ao ano que termina na terça-feira, o mercado elevou pela quarta semana seguida a estimativa para o dólar, prevendo-o em 6,05 reais ante 6 reais na semana anterior, manteve sua expectativa para o crescimento do PIB neste ano em 3,49% e reduziu marginalmente a projeção para o IPCA, colocando-a em 4,9%, ante 4,91%, confirmando a expectativa de que a inflação supere o teto da meta.

O dólar fechou a sexta-feira, penúltimo pregão de 2024, vendido a 6,1926 reais em meio à contínua desconfiança do mercado na política fiscal do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Neste mês, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, elevou a Selic em 1 ponto percentual e surpreendeu o mercado ao prever mais duas altas da mesma magnitude para janeiro e março, após citar risco de piora da dinâmica inflacionária a partir do anúncio de medidas fiscais do governo.

Tags:
EconomiaFinanças

Continue Lendo