Apenas 20% dos candidatos a governos estaduais têm planos de saneamento

Levantamento feito pelo Instituto Trata Brasil com 62 principais candidatos a governos estaduais constatou que apenas 13 deles têm planos abrangentes para a área de saneamento. A pesquisa foi feita a partir da análise dos planos de governo daqueles que tinham maior probabilidade de serem eleitos ou ...
Um levantamento do Instituto Trata Brasil revelou que apenas 13 dos 62 principais candidatos a governos estaduais possuem planos abrangentes para saneamento. A pesquisa analisou os planos de governo dos candidatos com maior probabilidade de serem eleitos, com base em intenções de voto, entre 22 de agosto e 4 de setembro deste ano.
O Instituto, que visa conscientizar sobre a importância do saneamento, avaliou quatro eixos: planejamento, viabilização de investimentos, governança e metas tangíveis.
Todos os candidatos abordaram pelo menos um eixo. Cinco propostas foram consideradas superficiais, 44 transversais e 13 abrangentes, que incluem os quatro eixos.

Luana Pretto, presidente executiva do instituto, destacou que, embora o tema saneamento esteja presente, ainda é tratado de forma pouco abrangente. "A grande questão é se comprometer com metas claras e objetivas", afirmou.
Entre as propostas, a universalização aparece em 87% dos planos, mas apenas 26% incluem metas. Luana ressaltou a importância da regulação e do fortalecimento das agências reguladoras.
O Instituto Trata Brasil alertou que a presença do tema nos planos não garante compromisso efetivo dos candidatos. Estados como Acre, Maranhão e Amazonas têm candidatos que praticamente não mencionam o saneamento básico.
Luana enfatizou que, em estados com indicadores ruins, é crucial que os candidatos se comprometam com o tema para alcançar a meta de universalização em sete anos.
Fonte: Agência Brasil - Últimas



